Adobe After Effects
Crie animações e efeitos cinematográficos com a ferramenta mais usada pelos profissionais
Crie animações e efeitos cinematográficos com a ferramenta mais usada pelos profissionais
Sobre o App
Por Leonardo Muller
Atualizado em 20/06/2024 14h56minAfter Effects é a famosa ferramenta da Adobe que é padrão para quem quer entrar no ramo ou já trabalha profissionalmente com animações tridimensionais e aplicação de efeitos cinematográficos em vídeos.
Confira as principais informações sobre o Adobe After Effects, como usar e instalar!
O que é Adobe After Effects?
O Adobe After Effects é o programa ideal para quem precisa fazer a edição de vídeos ou quer aprender a reproduzir efeitos cinematográficos. A ferramenta é ideal para aqueles que buscam se aventurar ou se profissionalizar no mundo das animações.
No entanto, o primeiro contato com o programa poderá ser uma surpresa, uma vez que ele possui múltiplas funções para que os vídeos consigam ficar com edições incríveis.
O mais legal do Adobe After Effects é que ele possui várias ferramentas de edições, mas, que mesmo assim, trata-se de um programa que tem a interface organizada, permitindo uma maior fluidez para aqueles que estão iniciando.
Com o After Effects, você conta com todas as funções tradicionais do aplicativo:
- Pipeline ao vivo com Cinema4D;
- Opção “Refinar Aresta”;
- Estabilizador de distorção VFX;
- Controlador de câmera 3D otimizado;
- Desfoque de movimento por pixel;
- Localização automática;
- Reamostragem bicúbica;
- Encaixe de camada e máscara;
- Composição e máscara de região individual para cada efeito;
- Sincronização de configurações.
Como baixar e instalar o Adobe After Effects?
O Adobe After Effects está disponível para o Windows e Mac OSX. Caso possua interesse em baixar o programa, basta clicar em “baixar” diretamente no site do Baixaki e esperar alguns segundos para ter o arquivo em seu computador.
É válido ressaltar que essa versão é somente um teste gratuito, ou seja, para ter acesso às infinitas ferramentas de edição, será necessário obter uma licença. Caso tenha interesse, basta acessar a página do Baixaki e clicar na opção “comprar licença”.
Com um pouco de investimento, você poderá criar vídeos de tirar o fôlego e, com bastante prática, quem sabe ao invés de hobby esse não seja o ponto de partida para uma nova profissão?
Outro adendo importante é que o Adobe After Effects exige um computador potente para poder rodar tranquilamente, sem apresentar pequenos travamentos. No entanto, para aqueles que possuírem um PC mais fraco ou intermediário, também poderá usufruir do programa, mas sua fluidez poderá ser comprometida.
Como usar o Adobe After Effects?
O After Effects é bastante fácil e intuitivo de ser trabalhado. Apesar de possuir uma única janela, cada seção foi planejada e separada pelo conteúdo. Algumas de suas funcionalidades mais comum e que não poderiam ficar de fora são:
- Controlador de câmera 3D otimizado;
- Localização automática;
- Encaixe de camada e máscara;
- Sincronização de configurações.
Tempo de renderização
O grande problema de quase todas as ferramentas de edição é o tempo que elas levam para renderizar.
Tentando evitar isso, o After Effects possui em sua interface a ferramenta Render Frame Time.
Com ela, é possível analisar os detalhes do vídeo e visualizar o tempo necessário para renderizar cada quadro do vídeo na medida de milissegundos.
(Fonte: YouTube/Reprodução)
Isso é bem útil, pois indica quais processos podem estar pesando mais no seu projeto, levando o programa a travar, assim como o consumo da Memória de Acesso Aleatório (RAM) do PC fica cada vez maior.
Portanto, uma ótima alternativa para casos como esse é conferir o Render Frame Time em detalhes e encontrar o que mais tem pesado e pensar em soluções.
O menu de Render Frame Time fica localizado no canto inferior esquerdo da tela. Para expandir os detalhes do projeto, basta clicar em Expand or Collapse the Render Time Panel.
Renderização secundária
A renderização secundária ocorre quando o projeto fica parado por alguns segundos, de forma automática, fazendo que o PC opere apenas naquele projeto, dando mais tranquilidade para o processo.
No entanto, o tempo de espera pode ser ajustado. Para isso, basta ir até o menu "Editar", seguindo para Preferências e Prévias.
Pela tela, você pode configurar o tempo que o projeto precisa ficar parado para que a renderização automática comece a acontecer em segundo plano, podendo deixá-lo mais alto ou mais baixo.
(Fonte: YouTube/Reprodução)
Além disso, também é possível mexer em preferências como a área de renderização e transformar a renderização em algo mais leve, por exemplo.
Assim, ao deixar o arquivo parado por determinado tempo, ele fará esse processo de renderização com base no que foi determinado e o usuário conseguirá visualizar facilmente como o projeto está ficando.
Sincronização entre PC e celular
Para quem não consegue ficar em frente ao PC durante todo o processo de edição e renderização dos arquivos de vídeo, o Adobe After Effects agora conta também com a função de notificação via celular.
Para isso, basta ter o aplicativo da Creative Cloud em seu smartphone para receber atualizações do seu projeto em andamento.
O maior exemplo disso é o processo de renderização, que costuma ser mais demorado. Assim, é possível ter mais liberdade para realizar outras tarefas longe do computador, voltando apenas quando o dispositivo notificar alguma atualização, seja de finalização ou qualquer progresso.
Conectado à nuvem
O grande trunfo do After Effects nesta versão é a possibilidade de compartilhar seu trabalho com colegas diretamente do programa.
Com isso, você não precisa extrair uma versão prévia do seu projeto para mostrar para as pessoas através de uma ferramenta separada e, em seguida, enviar o conteúdo. O próprio After Effects faz todo esse trabalho por você, compartilhando links e prévias do vídeo.
Além disso, o app consegue, através do Creative Cloud da Adobe, sincronizar configurações em todas as suas máquinas, com Windows ou Mac OSX.
Dessa maneira, quando você for trabalhar em computadores diferentes, não vai precisar passar por um “período de adaptação” em cada um deles.
Outra função interessante do app é a exibição de setas e vetores que você adicionou no efeito tridimensional mesmo quando o vídeo está em movimento.
Ou seja, você pode ver em tempo real como estão trabalhando as condições de movimento, profundidade e outros adicionados à imagem durante a edição, a chamada pipeline ao vivo.
Compatibilidade
A nova versão do After Effects não ignora os avanços tecnológicos do cinema em geral. Por conta disso, é possível criar efeitos para serem exibidos em telas com resoluções desde as mais simples até as mais absurdas, como o 4K.
Isso quer dizer que seu trabalho vai ficar bonito em qualquer tela. Fora isso, opções para manejo de som também estão disponíveis.
Opinião dos editores
Sem avaliações por aqui ainda.
Notícias
Outros apps da Adobe
Informações Técnicas
Plataforma
WindowsTamanho do app
976.56 MBRequisitos
Processador Intel® Core™64 Duo ou AMD Phenom® II - exige suporte a 64 bits, Microsoft® Windows® 7 com Service Pack 1 (64 bits) - Windows 8 ou Windows 8 Pro, 4 GB de RAM (recomendável 8 GB), 5 GB de espaço disponível em disco para instalação -Lançado em
2017-11-23 15:13:08.063Oferecido por
Adobe