Baixaki - Milhares de apps e jogos para você
Adobe Illustrator
Verificado

Adobe Illustrator

Ferramenta da Adobe para criação vetorial e ilustração gráfica

Windows
976.56 MB
-
976.56 MBBandeira do Brasil

Ferramenta da Adobe para criação vetorial e ilustração gráfica

Sobre o App

Avatar de: Equipe Baixaki

Por Equipe Baixaki

Atualizado em 20/06/2024 17h05min

O Adobe Illustrator é um software de desenho da Adobe lançado em 1989, sendo uma ferramenta muito utilizada por profissionais da área de ilustração para a criação de logotipos, imagens e outros produtos visuais.

É preciso realizar o pagamento de uma assinatura mensal para conseguir usar o Adobe Illustrator, visto que ele é constantemente melhorado para que seus usuários continuem realizando seus trabalhos sem nenhum tipo de interrupção.

Sua atualização mais recente, de março de 2022, aumentou o leque de ferramentas que oferece. Agora é possível mapear ilustrações em objetos 3D usando os gráficos da plataforma, permitindo que os trabalhos criados tenham ainda mais camadas e fiquem o mais próximo possível da realidade, como no caso da construção de uma ilustração para uma garrafa, caneta ou mesmo uma bola. 

Outro ponto muito interessante que surgiu com a nova versão foi a possibilidade de compartilhar os projetos por meio de um link para que outro usuário visualize e realize edições no documento. Essa é uma ótima maneira de trabalhar em grupo ou mesmo de ter a aprovação de um cliente sem precisar exportar o arquivo para outra plataforma. 

Apesar da maioria dos profissionais que utilizam a plataforma usufruírem de múltiplas formas de armazenamento interno, poder inserir os documentos na nuvem do Creative Cloud facilita o acesso ao documento de vários dispositivos nessa nova versão. 

Além disso, as versões mais recentes do Adobe Illustrator também apresentam incrementos para aqueles que utilizam o programa no iPad. Algumas delas são:

  • Vetorização de imagens rasterizadas;
  • Transformação de formas;
  • Mescla de objetos;
  • Estilização com a ferramenta "Pincel";
  • Adobe Capture.

Todas essas funcionalidades também estão disponíveis para as versões do Windows e MacOS.

Como usar o Adobe Illustrator?

Tela do Adobe Illustrator (Fonte: Adobe/Reprodução)

Após baixar e instalar o Adobe Illustrator, abra-o. Na página inicial, clique em "Criar algo novo" e escolha se deseja realizar um projeto para a internet, aparelho celular, vídeo ou uma das outras opções que estão disponíveis. 

Logo depois, uma página em branco será aberta para que você comece a desenvolver o seu trabalho nas ferramentas do software. Caso prefira, o programa também permite a importação de trabalhos antigos ou de outros programas para a plataforma. 

Para isso, selecione "Open" na página inicial, escolha o arquivo que deseja trabalhar e clique em "Abrir". Depois, basta realizar as alterações necessárias. 

Como o Adobe Illustrator apresenta uma série de possibilidades para seus usuários, recomendamos a nossos leitores que realizem uma busca de tutoriais e dicas no canal da Adobe no YouTube, que conta com diversos conteúdos sobre a plataforma.

Confira um exemplo:


Como baixar e instalar o Adobe Illustrator?

O Adobe Illustrator está disponível no Baixaki, sendo necessário apenas seguir o passo a passo abaixo para instalar o programa em seu computador. 

1. Primeiro, clique em "Baixar Grátis" e aguarde 10 segundos para que o download comece automaticamente.
2. Caso isso não aconteça, pressione a opção "Clique para começar o download". Quando o arquivo terminar de ser descarregado, clique sobre ele para iniciar a instalação. 
3. Nas próximas etapas, selecione "Português" como a língua do software e depois clique em "Instalar" e "Continuar", até que a instalação do software seja concluída. 
4. Assim que o processo for finalizado, abra o Adobe Illustrator e faça o login da sua conta Adobe para liberar o funcionamento do software. 
5. Abra o programa e comece a desenvolver os seus projetos.

Adobe Illustrator (Fonte: Adobe/Reprodução)

Adobe Illustrator CC é o programa para ilustração gráfica do pacote Creative Cloud da Adobe. Um dos mais famosos do conjunto, é também um dos mais populares aplicativos do gênero em todo o mundo. E a companhia acaba de lançar uma atualização, renovando diversos softwares e adicionando uma série de novidades a todos eles.

O Illustrator se diferencia exatamente por possibilitar obras vetoriais, que podem ser transformadas graficamente e dimensionadas sem perder a qualidade final. Por conta disso, pode ser uma ótima ajuda para ilustradores, designers de logos, arquitetos e diversos outros profissionais. Os elementos geométricos básicos, como quadrado, círculo e triângulo, servem como composições iniciais para dividir, multiplicar, cortar e transformar até criar um elemento novo e único.

Tela de novo documento do Adobe Illustrator

É possível aplicar filtros, desenhar a mão livre e unir as criações com texto, explorando as diversas funções do programa, que é muito completo. O projeto também pode ser levado para o Photoshop e demais programas da Creative Cloud para reeditar ou criar um novo formato de trabalho.

Gerenciamento de fontes

Um dos novos recursos é o Touch Type, que permite a manipulação de caracteres de forma individual. Assim, quando se escreve algo no Adobe Illustrator CC, pode-se manipular cada item como se fosse uma figura. Mover, redimensionar e girar são algumas das opções para dar mais personalidade e estilo às criações. O recurso funciona inclusive em telas sensíveis ao toque.

A pesquisa de fontes é outro recurso que promete mais agilidade na hora de selecionar o tipo perfeito para usar na ilustração. Em vez de navegar em menus extensos em busca da fonte desejada, é possível apenas começar a digitar o nome daquela que procura em um menu específico.

Tela de fonte faltando do Adobe Illustrator

Na atualização de 2014, o Creative Cloud passou a contar com um sistema de sincronização de fontes a partir da nuvem. Isso permite acessar o vasto banco de dados de fontes do Adobe Typekit independentemente do local em que esteja, podendo baixar rapidamente qualquer modelo de letra que estiver faltando.

Recursos para pincéis

Os pincéis também ganharam novidades no Illustrator, que agora permite usar uma imagem como molde. É possível aplicar uma imagem vetorial a pincéis artísticos de padrão e de dispersão e criar aspectos gráficos complexos de um jeito muito mais simples, sem precisar manipular imagens em forma de camada.

Outra novidade é a presença de cantos arredondados para pincéis padrão, o que permite a obtenção de padrões desejados sem etapas adicionais. Assim, os pincéis são criados e os cantos são gerados automaticamente.

Adobe Illustrator CC

Atualizações 

As novidades na versão mais atualizada do programa incluem várias ferramentas muito úteis, como:

Encaixar no glifo — Possibilita alinhamento rápido e preciso nos limites do texto usado sem precisar criar contornos ou guias de referência;

Alinhamento vertical de texto — O quadro de texto nas posições superior, inferior, central e justificada pode ser realizado na vertical;

Variações da altura da fonte — Defina o tamanho da fonte de acordo com a Caixa eme, a Altura da capitular, a Altura ou a Caixa ICF do texto;

Alinhar aos limites do glifo — Alinhe objetos com precisão aos limites do glifo no texto de ponto e de área;

Desbloquear objetos na tela — Desbloqueie objetos com facilidade na tela usando o ícone de cadeado ou as opções do menu de contexto;

Documentos na nuvem — Salve seu trabalho na nuvem e acesse-o em qualquer dispositivo em que o Illustrator esteja instalado;

Tela 100 vezes maior — Crie ilustrações em formato grande, como outdoors, envelopamento de ônibus, placas de sinalização e muito mais;

Fluxos de trabalho mais rápidos — Janela "Novo documento", que carrega em instantes.

Ler menos

Opinião dos editores

A renovação que a Adobe aplica às ferramentas apresenta recursos que engrandecem ainda mais tudo o que ela oferece. No Illustrator CC não poderia ser diferente, com tela intuitiva e limpa, sem a presença de recursos e botões em demasia — afinal, já existem muitos botões na interface do programa.

Se a estrutura física continua boa, a parte de funções ganhou reforços de peso e apresenta soluções ainda mais inteligentes. O uso de sincronização de fontes (usando o Adobe Typekit) e as configurações personalizadas são bons exemplos, afinal seguem uma tendência cada vez maior de serviços na nuvem e oferecem um resultado prático, que é ter as ferramentas e definições em todo lugar em que você usa o Illustrator.

O grande número de novidades por si só mostra que o trabalho da Adobe foi muito bem conduzido desde a última atualização do Adobe Illustrator CC. As mudanças não são gritantes — você não está diante de um programa completamente diferente —, mas o software está cada vez mais intuitivo e pessoal, com ferramentas que simplificam ações para alguns poucos cliques.

Vale a pena compartilhar as funcionalidades dos programas da Adobe e estudar cada vez mais para aumentar suas opções e habilidades. Algumas funções são muito parecidas, e os softwares conversam muito bem entre si, o que é uma ótima vantagem.

O Illustrator pode ser encontrado em planos para professores, estudantes e empresas e em um pacote da Creative Cloud completo para acesso a todos os aplicativos da Adobe para editar em 3D, vídeos, interfaces, redes sociais e arquivos diversos.

Ler mais

Notícias

Outros apps da Adobe

Informações Técnicas

  • Plataforma

    Windows
  • Tamanho do app

    976.56 MB
  • Requisitos

    Processador Intel Pentium 4 ou AMD Athlon 64 ou equivalente, 2 GB de memória RAM, 2 GB de espaço livre em disco, Resolução de 1.024 x 768 (recomendável 1.280 x 800) com placa de vídeo de 16 bits, Suporte para DirectX 9
  • Lançado em

    2018-11-08 11:13:37.900
  • Oferecido por

    Adobe