Blender
Um dos softwares mais aclamados de modelagem 3D e animação ganha novos recursos em sua nova atualização
Um dos softwares mais aclamados de modelagem 3D e animação ganha novos recursos em sua nova atualização
Sobre o App
Por Equipe Baixaki
Atualizado em 30/08/2023 01h22minO que é Blender?
O Blender é um programa de computação gráfica direcionado a modelagem e renderização 3D. Nas últimas décadas, o software ganhou a atenção de profissionais do mundo inteiro devido às suas funções avançadas e por ser disponibilizado de forma gratuita para qualquer usuário.
(Blender/Reprodução)
Com ele, é possível desenvolver projetos ligados a diversas áreas, como a criação de cenários e personagens no audiovisual ou mesmo na concepção de peças de veículos no setor automotivo.
Direcionado ao mundo profissional, o programa exige um certo conhecimento de computação gráfica para ser utilizado.
Como baixar e instalar o Blender?
O Blender está disponível no Baixaki, facilitando o download do programa para os usuários. Siga o passo a passo para baixar o software e aproveite.
- Toque em "Baixar Grátis" e espere ser direcionado para a página de download.
- Aguarde 10 segundos; caso não seja direcionado para a loja de aplicativos da Apple, selecione a opção "Clique para começar o download".
- Quando o programa for descarregado, clique sobre ele para começar o processo de instalação. Selecione "Continuar" em todas as etapas, tomando cuidado para ler todos os termos de uso do software.
- Assim que Blender estiver instalado, abra-o para começar a aproveitar o software!
Como usar o Blender?
Após baixar e instalar o Blender em seu dispositivo, clique duas vezes sobre ele com o botão esquerdo do mouse para que seja aberto. Nesse primeiro momento, pode demorar alguns segundos até que o programa seja inteiramente carregado.
Na página inicial, selecione "Edit" e depois escolha "Preferences" para abrir as configurações de visualização do software. No campo "Interface, clique em "Translation" e em seguida defina "Brazilian Portuguese" como língua oficial.
Por fim, selecione o campo "Interface" para que todas as funções disponíveis sejam automaticamente traduzidas. Uma vez que isso tenha sido feito, chegou a hora de explorar todas as ferramentas disponíveis.
Em seu layout, o Blender conta com duas barras de tarefas. A primeira delas, localizada na parte superior, possui um menu e diversas ferramentas direcionadas para diferentes necessidades profissionais. Já na parte inferior, temos a barra de status, cuja a principal função é guiar o usuário nos processos de elaboração do seu projeto.
Assim, a área de trabalho do software, chamada de "Janela de visualização 3D", está localizada no meio da página, entre as barras de ferramentas e status. A partir dela, é possível acompanhar as mudanças do seu desenho a cada nova alteração realizada, tendo uma prévia de como ficará o seu trabalho final.
(Blender/Reprodução)
Apesar de possuir uma funcionalidade muito boa e intuitiva, o Blender definitivamente exige um conhecimento prévio sobre o assunto de seus usuários. Por isso, recomendamos que os leitores mais leigos no tema procurem aprender um pouco mais sobre computação gráfica para conseguir desenvolver projetos mais assertivos e com melhor qualidade.
Uma boa dica é recorrer a cursos do software disponíveis no YouTube. Isso porque, eles também são direcionados a profissionais da área que desejam aprender um pouco mais sobre o uso do programa para aperfeiçoar o trabalho.
Como exemplo, deixamos um desses videos sobre o Blender abaixo.
Para não ficar parado
Além de contar com recursos completos para a modelagem e renderização de objetos 3D, o Blender também possui um editor não linear para que você possa construir suas próprias animações profissionais com rapidez e facilidade. Dessa forma, você pode criar pequenas ações para seus personagens e juntá-las posteriormente em um só clipe.
Como se não fosse suficiente, é possível mixar e editar arquivos de áudio sem precisar sair da interface principal do programa, assim como utilizar scripts Python para adicionar efeitos especiais customizados em seu vídeo.
Video game é coisa séria
O Blender também é uma excelente engine para criação de jogos dos mais variados estilos e categorias. A API baseada em Python permite um controle sofisticado de todos os aspectos do seu projeto; contudo, se você não for muito bom em programar, basta usar o editor gráfico com base em blocos de dados para criar a parte lógica de seu jogo.
Uma infinidade de extensões
Abrir ou salvar seu trabalho em um formato de arquivo em específico não será um problema enquanto você estiver utilizando o Blender. O utilitário suporta uma enorme quantia de extensões tanto para desenhos 2D quanto para modelos em 3D. Confira algumas:
- 2D: TGA, JPG, PNG, OpenEXR, DPX, Cineon, Radiance HDR, Iris, SGI Movie, IFF, AVI e Quicktime GIF, TIFF, PSD, MOV
- 3D: 3D Studio, AC3D, COLLADA, FBX Export, DXF, Wavefront OBJ, DEC Object File Format, DirectX, Lightwave, MD2, Motion Capture, Nendo, OpenFlight, PLY, Pro Engineer, Radiosity, Raw Triangle, Softimage, STL, TrueSpace, VideoScape, VRML, VRML97, X3D Extensible 3D, xfig.
Em constante expansão
Sendo um software de código aberto e feito com a ajuda de sua própria comunidade de utilizadores, o Blender conta com uma infinidade de add-ons e plugins disponíveis gratuitamente em seu site oficial. Basta escolher aqueles que mais se adequam às suas necessidades e instalá-los na sua máquina em pouquíssimos cliques.
Caso você não tenha encontrado um complemento interessante, sinta-se encorajado a programá-lo e compartilhá-lo com a comunidade mundial; suas ideias e projetos podem ser muito úteis para usuários ao redor do mundo inteiro!
Novidades da versão 2.67
Diversos recursos inéditos foram implementados no último update do Blender – é o caso, por exemplo, de um novo motor de renderização adicionado no programa. Batizada de Freestyle, a ferramenta permite que os artistas criem imagens 2D parecidas com a de desenhos animados; útil para quem já está cansado do tradicional estilo fotorrealista.
Outra novidade é a ferramenta 3D Printing, desenvolvida especialmente para quem planeja utilizar o Blender para construir modelos tridimensionais que futuramente serão impressos através de equipamentos destinados para tal fim.
Além disso, cerca de 260 bugs encontrados nas versões anteriores do programa foram corrigidos. Melhorias em funções antigas e aperfeiçoamentos na interface também fazem parte da nova atualização do software.
Opinião dos editores
Notícias
Informações Técnicas
Plataforma
WindowsTamanho do app
63.09 MBLançado em
2018-03-01 18:19:29.717Oferecido por
Blender FoundationContato da Empresa
Acessar site