Baixaki - Milhares de apps e jogos para você
iTunes
Verificado

iTunes

iTunes ganha novidades na interface e melhorias que o deixam ainda mais prático

Windows
111.33 MB
-
111.33 MBBandeira do Brasil

iTunes ganha novidades na interface e melhorias que o deixam ainda mais prático

Sobre o App

Avatar de: Equipe Baixaki

Por Equipe Baixaki

Atualizado em 08/01/2024 22h13min

Para que serve o programa iTunes?

O iTunes é um aplicativo de streaming original da Apple. Em produtos como iPhone e Mac, por exemplo, ele é indispensável para que os usuários possam ter acesso a milhões de conteúdos diferentes.

Para quem usa mais de um dispositivo com iTunes, o ideal é fazer login na conta para poder ativar o modo de sincronização. Assim, é possível alternar entre os aparelhos mas manter o mesmo registro em todos eles, garantindo maior segurança e continuidade.

É importante também mencionar que mesmo sendo nativo da Apple, o programa pode ser instalado em outros computadores, até mesmo nos que usam Windows, por exemplo. Dessa forma, o alcance dele é bem maior, já que ajuda mais pessoas a terem acesso à plataforma.

Apesar de oferecer um serviço tão útil, muitas pessoas não sabem como o iTunes funciona. Para conferir um pouco mais sobre isso, basta continuar lendo!

Como usar?

Toda a interface do iTunes é extremamente organizada, o que ajuda a usar o programa da forma devida. É possível alternar entre músicas, filmes e programas de TV, dependendo da sua escolha para streaming, e conferir o que está disponível no catálogo.

A melhor opção é acessar o iTunes Store, já que todo o acervo fica disponível neste menu. Ao acessar a nova tela, é possível escolher o que mais combina com o seu gosto e aproveitar todas as opções.

Imagem itunes para pc

Existem também os menus laterais que ajudam as pessoas mais indecisas. Entre eles, podemos encontrar o de músicas mais tocadas ou de músicas dos anos 90, além de poder optar também por gêneros específicos de filmes, para quem tem certas preferências.

Imagem do itunes para pc

Como baixar iTunes no PC?

Como dissemos anteriormente, o iTunes pode ser instalado tranquilamente em qualquer computador. Para isso, o primeiro passo é encontrar o arquivo compatível com o seu sistema operacional, como Windows, Linux, etc.

Após isso, basta seguir com o processo de instalação. É comum que o PC exija algumas autorizações, por isso é importante cedê-las e concordar com os termos estabelecidos. Ao seguir todos os passos corretamente, é preciso apenas esperar alguns minutos até que a instalação seja concluída. O programa não é muito pesado, mas precisa de um tempo até que todo o acervo do streaming seja devidamente instalado.

Ao finalizar, o iTunes está devidamente pronto para ser usado em seu PC. Não há nenhum empecilho que atrase o uso do programa em diferentes sistemas operacionais, mesmo que ele seja proveniente da Apple, por isso tudo pode ser feito de forma bem simples.

Como atualizar o iTunes?

Existem algumas formas básicas de atualizar o iTunes em seu computador.

A principal delas é marcando a opção de atualização automática que aparece quando o programa está sendo instalado pela primeira vez. Com isso, o usuário fica com a garantia de que sempre estará com a versão mais recente possível e, assim, consegue aproveitar as novidades o quanto antes.

Além disso, o próprio iTunes avisa quando há alguma atualização disponível e recomenda que o usuário faça a nova instalação. É possível recusar essa solicitação, caso não queira perder tempo ou espaço, mas é importante evitar que o programa acabe ficando obsoleto.

Integração com o iCloud

Depois que o iCloud, o serviço de armazenamento na nuvem da Apple, foi anunciado, era questão de tempo para que o iTunes se integrasse a ele. Assim como o esperado, o gerenciador multimídia da Maçã é capaz de realizar backups de arquivos e reproduzir os conteúdos adquiridos na loja virtual diretamente do mecanismo de cloud computing da marca.

Para isso, basta você iniciar sessão com o seu ID Apple e clicar duas vezes para reproduzir o arquivo desejado. Além disso, é possível transferir uma cópia para um dispositivo móvel ou executá-lo quando estiver offline. Essa “parceria” vai além e oferece um sistema de sincronização de reprodução, o qual lembra onde você parou em um filme ou programa de TV. Ainda, sempre que você reproduzir o mesmo filme ou episódio no seu iPhone, iPad, iPod touch ou Apple TV, ele continuará exatamente do ponto pausado.

Encontrando uma agulha no palheiro

E isso não é tudo. O iTunes conta com um sistema de busca avançado, no qual basta você digitar um pedaço do termo que deseja procurar para que o programa mostre instantaneamente os resultados possíveis encontrados em toda a sua biblioteca. Caso não seja encontrado nenhum arquivo para essa pesquisa no seu acervo, o programa exibe então sugestões de busca na loja.

Novidades na interface

O iTunes sempre foi elogiado pelo seu visual limpo, elegante e moderno — aliás, uma combinação de características que é considerada uma marca da Apple para seus produtos. E a empresa não tem poupado esforços para deixar o seu gerenciador multimídia ainda mais bonito e prático.

Em sua mais recente atualização, o programa teve reformulações em sua interface, as quais não promoveram mudanças significativas na sua aparência, mas podem tornar a sua interação ainda mais prática. Essas alterações foram focadas basicamente em duas partes do programa.

A primeira delas consiste nas diferentes seções de conteúdo (Músicas, Filmes, Programas de TV, Podcasts, Rádios da Internet e outros), as quais não são mais reunidas em um menu dropdown. Agora, elas ganharam um espaço reservado na barra superior, onde somente seus ícones são exibidos. Vale mencionar que é possível editar quais desses atalhos serão exibidos ou ocultados e reunidos em um único botão.

A outra modificação fica por conta dos diversos filtros da sua biblioteca (Título, Artista, Álbuns, Gêneros e outros), que antes eram acessado por meio de botões únicos presentes na barra superior do iTunes e a partir da mais recente atualização foram aglutinados na seção “Minhas Músicas”. Esses recursos de filtragem ainda existem, mas passam a ser oferecidos através de um menu dropdown. Tal conceito de “enxugar” os menus e atalhos oferecidos também é aplicado na seção de filmes.

Ler menos

Opinião dos editores

Se alguém duvidava que o iTunes pudesse melhorar, as atualizações recentes do gerenciador multimídia da Apple provaram que ele ainda tem muito o que mostrar. As reformulações em sua interface tornaram a aparência do programa ainda mais limpa, elegante e moderna. Visualmente, é difícil encontrar um software tão bonito quanto este.

Mais do que beleza, a interface apresenta uma excelente organização de seus menus e ferramentas, promovendo uma interação descomplicada e muito intuitiva. Mesmo que nunca tenha mexido com uma versão anterior do iTunes, você não deve encontrar dificuldade para usufruir da sua última edição — o que é facilitado ainda mais pelo fato de ele estar completamente traduzido para o português.

O que era bom ficou melhor

Entre as diversas ferramentas apresentadas pelo aplicativo, as que mais se destacaram foram a integração com o iCloud (possibilitando a reprodução de conteúdos diretamente do serviço de armazenamento da Maçã), o player em miniatura e o sistema de busca. A qualidade e a combinação desses recursos deixam o seu funcionamento muito eficiente e descomplicado.

Fora isso, os clássicos serviços de locação de conteúdos, loja virtual e sincronização de arquivos entre diferentes dispositivos continuam em plena operação, facilitando o seu acesso às suas músicas, filmes, podcasts, livros, programas de TV e outros tipos de conteúdos favoritos.

Trabalhando pela leveza

O iTunes há muito tempo sofre críticas quando utilizado no Windows pelo seu alto consumo de recursos do computador, sendo responsabilizado por constantes travamentos e lentidão do PC. Ao que parece, a Apple está empenhada em resolver esse problema, que tem sido amenizado com suas últimas atualizações.

Durante nossa análise, pudemos perceber que o desempenho do gerenciador multimídia teve melhoras, exigindo menos dos componentes de hardware e promovendo uma transição entre faixas ou vídeos, por exemplo, muito mais fluida. Por exemplo, enquanto escutávamos uma extensa lista de reprodução de canções, o programa apresentou um consumo de apenas 28,3 MB de memória RAM.

Contudo, devemos deixar registrado que ainda presenciamos certa demora na execução inicial do programa. A primeira vez que ele é reproduzido no dia aparenta exigir um pouco mais do computador. Porém, não chegamos a enfrentar maiores problemas, e essa lentidão de reprodução primária não se repetiu enquanto usufruíamos de músicas e filmes.

Conversão indesejada

Uma das nossas decepções, que está na verdade mais relacionada com a iTunes Store do que com o gerenciador propriamente dito, é a falta da conversão e adaptação dos valores comercializados de dólar para real. Apesar disso, é inegável que o iTunes continua sendo um dos melhores players e gerenciadores de arquivos de áudio e vídeo do mercado.

Ler mais

Notícias

Outros apps da Apple

Informações Técnicas

  • Plataforma

    iOSWindows
  • Instalações

    20 milhões
  • Tamanho do app

    111.33 MB
  • Requisitos

    Windows
  • Lançado em

    06/12/2018
  • Oferecido por

    Apple