Algumas dicas para aumentar o desempenho do Windows Vista (1 de 2)

4 min de leitura
Imagem de: Algumas dicas para aumentar o desempenho do Windows Vista (1 de 2)

Quem utiliza o computador com freqüência está sempre à procura de dicas e informações para tornar as máquinas mais rápidas, melhorando ao máximo o desempenho dessas. Se o computador possuir o Windows Vista como sistema operacional padrão, a tarefa de tornar a máquina um pouco mais rápida é ainda mais fácil.

Com a alteração de poucas configurações, no próprio sistema, a máquina passa a responder melhor e executar algumas tarefas com mais rapidez. Esta primeira parte do artigo irá mostrar as seguintes dicas:

  1. Aumentar o espaço disponível em disco
  2. Problemas para desligar o computador
  3. Processos que tornam o HD lento
  4. Menus mais rápidos
  5. Alterando configurações de energia
  6. ReadyBoost servindo como memória auxiliar

Aumentar o espaço disponível em disco

Primeira DicaA função de backup do Windows Vista agora é incorporada à Restauração do Sistema. Como o número de backups automáticos que o Vista faz é alto, não demora muito para que seu HD esteja lotado. Desabilitar a opção de backup automático não é uma boa idéia, uma vez que isso garante que seus arquivos não sejam perdidos caso alguma pane aconteça no sistema.

O que você pode fazer é apagar restaurações e backups antigos, dando uma boa aliviada no disco. Veja como realizar a tarefa:

a) No menu Iniciar, digite “limpeza de disco” no campo “Iniciar Pesquisa” e aguarde até que a ferramenta “Limpeza de Disco” apareça no resultado da busco para, em seguida, clicar sobre essa.

b) Na tela que aparecer, selecione a opção “Arquivos de todos os usuários do computador”.

c) Agora escolha em qual o drive ou partição deseja que a limpeza seja realizada.

d) Aguarde alguns instantes até que o sistema encontre todos os arquivos que podem ser eliminados do computador.

e) Na janela de opções que surgir, acesse a aba “Mais Opções” e em seguida, na área “Restauração do Sistema e Cópias de Sombra”, clique em “Limpar”.

f) Uma janela de confirmação será mostrada, clique no botão “Excluir”. Agora é só aguardar até que todas as restaurações antigas sejam excluídas.

Passo-a-passo

Desligar o computador

Segunda DicaO processo de desligar o computador, algumas vezes, pode ser bastante demorado no Windows Vista pelos mais diversos motivos. Se o problema for muito freqüente é bom pesquisar um pouco e analisar as causas da lentidão. Veja como fazer:

a) Utilize o atalho tecla Windows+R para abrir a opção Executar do Windows e digite "eventvwr" (sem as aspas).

b) Quando o Visualizador de Eventos abrir, escolha a opção “Logs de Aplicativos e Serviços” presente na coluna à esquerda da janela.

c) Agora, na tela central, clique na opção Microsoft, em seguida em Windows, então em Diagnostics-Performance e finalmente em Operational. Este processo pode levar algum tempo para se concluído, tudo depende da quantidade de dado que está sendo coletado.

Passo-a-passo2

d) Quando o processo anterior estiver completo, uma lista com diversos eventos será mostrada. Agora é com você: percorra os eventos que ocorreram quando seu computador for desligado para saber quais aplicativos ou serviços causam a lentidão.

e) Uma vez que os processos tenham sido identificados, procure saber mais sobre eles e, claro, maneiras de resolver o problema.

Terceira DicaProcessos lotando o disco

Você já deve ter reparado que, com o passar do tempo, seu HD parece estar completamente lotado, trabalhando muito mais do que realmente necessita. Isto pode resultar de algum processo que está utilizando o disco rígido mais do que deveria.

Baixando o Process Explorer você consegue monitorar seu computador e todos os processos em execução. Após executar o aplicativo, acesse o menu “View” e escolha a opção “Select Columns”. Na janela mostrada, marque os itens: I/O Reads, I/O Read Bytes, I/O Writes e I/O Write Bytes. Agora é só clicar em Ok e procurar pelo processo que está consumindo mais bytes nas colunas mostradas.

Menu mais rápido

Quarta dicaSe você é um usuário mais exigente, já deve ter percebido que o tempo de resposta do Windows Vista quando você acessa uma opção ou algum menu não é dos melhores. Isto porque o sistema está configurado para que realmente haja esta demora (chamado “delay”). Mas se você prefere a resposta imediata, é possível diminuir este tempo de espera alterando alguns valores de registro.

ATENÇÃO: Só altere valores e configurações de registro se você realmente souber como fazer, caso contrário poderá danificar o sistema operacional.

a) Utilize o atalho tecla Windows+R para abrir a opção Executar do Windows e digite “regedit” (sem as aspas) para que o editor de registro seja aberto.

b) Em seguida, na coluna da esquerda, acesse o caminho

                                    HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop.

c) Na coluna à direta procure pelo registro “MenuShowDelay” e clique duas vezes sobre ele. Na janela que abrir, altere o valor do campo “Dados do valor” para um. Clique em Ok e pronto.

Configurações de Energia

Quinta DicaComo todo sistema, o Windows Vista possui uma configuração padrão de sistema de energia, mas nem sempre esta configuração se aplica à forma como você utiliza o computador ou à máquina que você possui.

Para alterar as configurações de energia, acesse o Painel de Controle e clique no ícone “Opções de Energia”. Agora você pode escolher o padrão que mais sem encaixa ao seu computador, clicando em “Alterar configurações do plano”. Não se esqueça de, ao finalizar as alterar, clicar em “Salvar Alterações” para que as modificações sejam aplicadas.

ReadyBoost

Sexta dicaReadyBoost é uma maneira de utilizar dispositivos de memória flash (pendrive, cartões de memória, etc.) como memória cache do computador, melhorando o desempenho do sistema. Para isto acontecer, é preciso modificar algumas opções para autorizar o sistema a utilizar o dispositivo.

Ao conectar um dispositivo móvel no computador, a janela de Reprodução Automática. Nesta, clique na opção “Acelerar meu sistema” e aguarde alguns instantes.

Na tela de Propriedade, marque o campo “Usar este dispositivo” e estabeleça quanto espaço poderá ser utilizado como memória Cache pelo computador. Para finalizar, pressione o botão “Ok” e pronto.

Utilizando memória adicional

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.