Dicas do Windows 7: como modificar o uxtheme.dll para instalar qualquer tema [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como modificar o uxtheme.dll para instalar qualquer tema [vídeo]

Apesar de o Windows 7 disponibilizar a utilização de temas para personalizar a sua Área de Trabalho, as alterações feitas por estes pacotes modificam apenas o plano de fundo, a coloração da Barra de Ferramentas e, em casos, os sons do sistema. Porém, para quem prefere deixar o computador com um visual único e condizente com seu gosto pessoal, estes pacotes oficiais lançados pela Microsoft deixam muito a desejar pela pouca diferença entre os temas.

Aos mais audaciosos, fica a dica: é possível customizar o seu Windows 7 com muito mais liberdade do que é permitido nos pacotes tradicionais utilizando apenas um programa para alterar um arquivo. Confira agora neste tutorial como e deixe o seu PC da maneira que você realmente quer.

Menu Iniciar alterado

Como se faz?

Antes de qualquer coisa, é aconselhado que você crie um ponto de restauração do sistema. Por quê? Caso alguma coisa dê errado ou acontecer de você arrepender-se da mudança, basta retornar para as configurações antes da modificação.

Universal Theme PatcherPara fazer essas alterações avançadas nos temas, é necessário que você altere o arquivo uxthem.dll. Este pequeno documento do sistema é o responsável por todas as mudanças na aparência do Windows e, para mudá-lo, você vai precisar do programa Universal Theme Patcher.

O aplicativo já é um velho conhecido de quem já personalizou temas nas versões anteriores do sistema operacional. Para quem ainda não o possui, ele pode ser baixado aqui no portal Baixaki através deste link. Só fique atento para a versão do seu Windows, já que ele possui arquivos para o 32 e 64 bits. Outro cuidado que deve ser tomado é em relação à versão do Windows 7. O programa não funciona na versão RC do SO, portanto saiba exatamente com o que você está trabalhando para evitar dores de cabeça.

Mãos à obra

Logo ao iniciar o Universal Theme Pack, selecionar o idioma e clicar em “Sim” para a mensagem que abre em seguida, a janela principal do programa aparece. É nela que você vai modificar a configuração do DLL. Para isso, você deve clicar nos três botões “Patch” localizados na parte esquerda da tela. Ao alterar todos os arquivos, o programa pede para reiniciar o computador. Clique em “Sim”.

Interface do Universal Theme Patcher.

Agora você precisa de um tema para instalar. Fique atento para saber se ele é exclusivo para o Windows 7, caso contrário não conseguirá instalá-lo. Aqui no próprio portal Baixaki você encontra vários, como o SG9 Designs Special Edition, que é o utilizado neste tutorial.

Ao descompactar o pacote, dependendo do documento, você encontra algumas pastas e arquivos de tema. Ao encontrá-los, copie-os dentro do diretório "Themes" em "Resources" (pode ser encontrado facilmente ao digitar em C:\Windows\Resources\Themes na Barra de Endereços do Windows Explorer). Após isso, basta selecionar o tema na janela de Personalização, como qualquer outro.

Pasta de Temas

Com isso, além de papéis de parede, outros elementos podem ser alterados, como “gadgets”, o estilo da Barra de Ferramentas e o próprio Menu Iniciar. Agora é só procurar um tema que seja mais a sua cara, instalá-lo e aproveitar ao máximo o novo visual do seu computador.

Barra de Tarefas alterada

E aí, gostou deste tutorial? Conte nos comentários qual o tema que melhor se adapta ao seu dia a dia e ao seu estilo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.