GarageBand
Tenha um estúdio de áudio profissional em seu iPad gastando pouco
Tenha um estúdio de áudio profissional em seu iPad gastando pouco
Sobre o App
Por Caroline Hecke
Atualizado em 30/08/2023 13h06minO GarageBand surgiu como uma solução da Apple para estúdios de áudio caseiros. O sistema foi feito sob medida para quem é apaixonado por música. Agora, com o lançamento do iPad 2 e o iOS 4.3, a novidade chega ao gadget mais desejado da Maçã. No tablet, o GarageBand se torna ainda mais interativo, inovando a experiência de tocar instrumentos e criar músicas.
O app está chamando a atenção devido à sua alta qualidade e preço baixo. O GarageBand custa apenas US$4,99 na App Store, um valor competitivo se comparado a outros aplicativos voltados para o público interessado em música.
Todos os instrumentos
Aqui, você vai encontrar pianos, guitarras, baixo e a bateria que funcionam de maneira muito similar a real, além de uma ferramenta de criação e edição de áudio que pode fazer com que qualquer iniciante crie materiais de alta qualidade. É simples editar qualquer arquivo de áudio, principalmente usando as multitracks.
Com o GarageBand você pode tocar qualquer música como um profissional: basta gravar cada instrumento separado e unir todos em uma só melodia. A cada instrumento salvo, o trabalho vai ficando pronto no editor e, sempre que desejar incluir novos sons, você pode tocar outros instrumentos ao mesmo tempo em que ouve aqueles que já estão prontos.
Você ainda conta com uma galeria das músicas criadas por você. Além de poder ouvi-las sempre que desejar, ainda é possível editar todas as faixas, que ficam salvas exatamente do jeito que você deixou.
O que mais chama a atenção
O GarageBand tem uma qualidade de áudio impressionante: tudo que é tocado nele chega aos seus ouvidos com a maior perfeição. O piano traz controles bastante precisos e práticos: tudo fica à mão e você ainda pode configurá-lo conforme desejar. Para quem é fã de bateria, o instrumento é um dos mais divertidos de tocar. Basta soltar a mão em seu tablet para que o ritmo seja marcado.
A sensibilidade da tela foi muito bem usada no GarageBand: instrumentos como a bateria e o piano reagem conforme a pressão aplicada ao tocar o display. Essa função é com certeza primordial para a execução de qualquer música.
Tudo isso aliado a um sistema extremamente intuitivo e ainda mais fácil de usar do que no software para Mac. O app dificilmente trava e, quando isso acontece, ele reabre com tudo exatamente no mesmo lugar, como se nenhum problema houvesse ocorrido.
Extras
Além de tudo, o GarageBand ainda conta com um metrônomo, um gravador de áudio (por meio de um microfone), efeitos de eco e reverberação, simulação de ambientes para voz e um sampler. Para quem é fã de guitarra, ainda existe uma categoria exclusiva para amplificadores, que traz 32 conjuntos de caixas profissionais e diversos modelos de pedais à sua escolha.
Opinião dos editores