Facetune é um dos melhores aplicativos de edição de fotografia para o iOS e, apesar de ser pago, vale muito a pena ser comprado. Ele possui opções profissionais que podem ser acessadas e usadas com apenas alguns toques na tela e custa barato, perto dos efeitos que ele proporciona às suas imagens.
Foco no seu rosto
Apesar de ser um editor que possui efeitos e pode ser usado em qualquer situação, o Facetune (como o nome do app já sugere) é um editor para rostos. Ele possui quase todas as ferramentas voltadas para a correção de marquinhas, rugas, dentes amarelados e outros detalhes na face dos modelos. Além disso, o pincel de tonalização pode ser usado para aplicar maquiagem rapidamente.
As mudanças podem ser sutis ou exageradas e, por permitir uma edição tão livre e personalizada, é possível que os resultados fiquem artificiais demais. Ele não possui um modo "iniciante" — e esse é uma ferramenta que poderia existir para evitar desastres —, então se você nunca mexeu com esse tipo de editor é bom tomar cuidado para não acabar pesando a mão em algum efeito e deixar o seu rosto irreconhecível.
Ferramentas avançadas
Além das opções tradicionais, como o clareamento dos dentes e a aplicação de filtros, o Facetune conta com ferramentas mais profissionais e que não são encontradas em qualquer programa desse tipo. Um exemplo é o botão "Reshape", que permite que você molde o seu rosto para corrigir distorções de lente e outros problemas.
Outra ferramenta avançada é a combinação de tonalização que ele oferece, permitindo uma infinidade de aplicações. Você pode criar um jogo de sombras para emagrecer o rosto, pode aplicar maquiagem, clarear ou escurecer os fios de cabelo, mudar a cor dos olhos e muito mais.
A única opção que não é tão boa no Facetune é a ferramenta de correção de marquinhas no rosto. O problema é que a área de cópia e ajuste é muito pequena e não existe configuração que aumente isso. Outro problema é que o resultado desse pincel não chega a ser completamente satisfatório, sendo que outros apps fazem isso de maneira mais simples e com efeitos melhores.
Filtros de luz, cor, textura e lente
Os filtros do Facetune possuem pontos muito positivos, mas algumas melhorias poderiam ser feitas para que eles fossem ainda melhores. O problema é que a quantidade de opções e a necessidade de combinar dois ou mais filtros para conseguir o efeito desejado podem ser uma dificuldade para quem queria filtros prontos mais parecidos com os programas no estilo do Pixlr ou do Instagram, por exemplo.
Não existem filtros tão variados, principalmente filtros que simulem câmeras mais antigas e situações cotidianas (como o pôr do sol) de uma só vez, sendo preciso combinar bordas, cores e luzes diferentes. Por um lado isso é bom, já que você pode fazer tudo de maneira mais manual, mas para quem gosta de ter muitas opções de filtros o Pixlr ainda é uma opção mais interessante.
Mesmo com esses problemas, o Facetune é um ótimo programa para a correção facial e, se você está disposto a gastar um pouco com isso (são menos de três dólares), vale muito a pena comprar este aplicativo, sendo um dos melhores apps do ano quando o assunto é a edição de fotografias.