O Android-x86 tem como objetivo transformar o seu PC em um Android e é realmente isso que ele consegue. O sistema operacional consegue se adaptar bem à tela grande porque é derivado da versão para tablets e oferece uma experiência incrível para quem gostaria de usar todos os apps e funcionalidades do SO na tela de um computador ou tablet.
A adaptação feita para a arquitetura x86 quase não trouxe prejuízos para o sistema, graças à adaptação do hardware e principalmente pela versatilidade do Android, que é derivado do Linux. Dessa forma, você poderá usar teclado, mouse, entradas USB, WiFi, Bluetooth, trackpad e demais acessórios e recursos de PCs.
Quase tudo igual e funcional
O Android-x86 deixa seu computador igualzinho a um Android. Você poderá aproveitar todos os benefícios do SO, como o sistema de compartilhamento, bem como instalar qualquer aplicativo no sistema através da Google Play. Também é possível sincronizar suas contas normalmente.
Entretanto, alguns aplicativos não foram desenhados para tablets, e por isso não funcionam tão bem no Android-x86, como é o caso do Facebook. Mas boa parte deles deverá rodar normalmente no PC, como Gmail, Chrome, Skype, Maps e muitos outros.
Usabilidade
O uso do teclado e mouse faz parecer que você está usando o Windows, e isso é incrível. É possível executar todas as funcionalidades do Android através dos periféricos, o que é uma vantagem em programas como editores de texto, programas de mensagens, entre outros.
Se você instalar o Android-x86 em um dispositivo com tela touch, melhor ainda. O sistema reconhecerá a tela normalmente e você terá o libre arbítrio de escolher qual meio você quer interagir com o sistema.
Jogos
Os jogos representam, ao mesmo tempo, um trunfo e uma decepção no sistema. Alguns dos games desenvolvidos para Android funcionam muito melhor com uma tela maior e com o uso do mouse e você só perceberá isso experimentando, como é o caso de Clash of Clans.
Entretanto, e infelizmente, não é possível usar o teclado nos jogos, o que é uma grande decepção. Já imaginou poder jogar Modern Combat, olhando e atirando com o mouse e andando com as teclas AWSD? Pois é, vai ter que continuar imaginando.
Infelizmente, o sistema não suporte todos os jogos. Alguns games simplesmente travaram antes mesmo de abrir, enquanto que outros rodaram de forma incompleta. The Sims 3, por exemplo, não conseguiu rodar os cenários.
Integração com hardware
O Android-x86 consegue se adaptar muito bem a diversos hardwares. Entretanto, nem sempre eles funcionam como deveria. Em alguns aparelhos que testamos, o som era reproduzido muito baixo, mesmo no volume máximo.
Em outro caso, o WiFi não foi capaz de conectar, embora que um adaptador wireless tenha resolvido o problema. Já a saída HDMI não funcionou em nenhum dos dispositivos testados. O Google Now também não reconheceu a voz, provavelmente por causa de um problema com o hardware.
Conclusão
O Android-x86 é ótimo para quem é fã do Android, mas não podemos considerá-lo uma alternativa ao Windows, principalmente porque o sistema operacional móvel da Google não suporta o recurso multitarefas. E isso faz uma enorme diferença quando você está trabalhando, estudando ou apenas usando um PC.
Você também não poderá instalar programas profissionais, como Photoshop, Corel Draw ou outros tantos, tornando o SO inviável para ser usado exclusivamente em empresas, por exemplo.
Mas alguns recursos do Android, como o sistema de compartilhamento nativo e a barra de notificações tornam seu uso muito mais interessante do que o Windows, inclusive porque muitos jogos e aplicativos interessantes estão disponíveis na plataforma do robô, e não vão aparecer no SO da Microsoft. Solução ideal: faça o dual boot e seja feliz.