Com cada vez mais celulares nas mãos das pessoas, cresce a quantidade de vídeos e fotos publicadas nas redes sociais — junto disso, a necessidade de editores de vídeo e de fotos, também. Para ajudar a escolher qual aplicativo para Android baixar, o Baixaki elaborou uma lista com as melhores alternativas.
O critério utilizado considerou os melhores programas de edição para celular, seguindo a avaliação de especialistas no tema, para o ano de 2023. Nesse mesmo contexto, as alternativas também devem estar atualizadas e com suporte ativo de desenvolvimento.
Confira abaixo os melhores aplicativos para editar vídeos no celular Android!
1. Adobe Premiere Rush
Quando se pensa em edições gráficas, o nome da Adobe sempre vem à mente. O Adobe Premiere Rush é da mesma criadora do Photoshop, sendo um editor de vídeo para celular Android considerado por especialistas como acima da média.
Ele é recheado de recursos muito úteis a quem precisa fazer edição diretamente nos celulares. Entre os destaques, estão as linhas do tempo, a sincronização com a nuvem e a interface intuitiva para quem é acostumado com os softwares da marca.
A Adobe sinaliza o app de edição como um programa criado para criadores de conteúdo em vídeo online. Na prática, isso quer dizer que as principais ferramentas direcionadas a esse público estão disponíveis, como agendamento e compartilhamento em redes sociais como o TikTok.
O Adobe Premiere Rush é um aplicativo freemium, isto é, está disponível para download gratuito no Google Play, mas com ferramentas avançadas disponibilizadas mediante assinatura. O pacote mais simples sai por R$ 43,00/mês e dá acesso também à versão para desktop.
2. Filmora
Caso seu perfil se adapte mais a editores de vídeo com recursos automáticos, o Filmora pode ser uma alternativa preferível. Além de filtros especiais, ele oferece planos de fundo, suporte para áudio e linhas do tempo.
O aplicativo, disponível no Google Play, possui uma interface intuitiva e também é indicado por oferecer a maioria dos recursos gratuitamente. Após editar suas filmagens, é possível tanto salvar na sua galeria de vídeos no Android, como enviar para as redes sociais.
O Filmora também é um freemium, por isso, os vídeos editados no modelo gratuito levam a marca d'água na edição. Nesse contexto, o usuário encarará um período de adaptação até entender como utilizar as predefinições e modelos disponíveis.
O editor foi criado pela Wondershare, uma das líderes no mercado de aplicativos gráficos para dispositivos móveis. A empresa também atua com desktops, mas não há informações sobre interligação com o celular.
3. KineMaster
O KineMaster é um doseditores de vídeo para Android mais famosos, com uma interface intuitiva e recursos poderosos. Nele, há o destaque para a possibilidade de arrastar diferentes tipos e formatos de mídia diretamente para o aplicativo.
Como poucos programas disponíveis no Google Play, o KineMaster dá ao usuário bastante controle sobre o processo de edição, de maneira a garantir um resultado profissional.
Comparado com outros aplicativos, sua distância para um programa tradicional é maior. Todavia, será possível usar filtros de áudio, efeitos de transição e trabalhar com chroma-key.
A maioria das funcionalidades do editor de vídeo estão disponíveis na versão gratuita, mas os recursos mais avançados e a remoção da marca d'água exigem a compra do formato pago.
4. InShot
Na linha dos editores de vídeo simples, o InShot é um dos líderes. O app para Android, disponível no Google Play, tem uma interface descomplicada, que lembra bastante a de aplicativos de redes sociais como o TikTok e o Instagram.
A ferramenta é gratuita, mas oferece mensalidades para acesso a mais recursos para editar vídeos no celular Android.
O foco do aplicativo está nos filtros, transições, cortes e produção de vídeos curtos. A edição de linha do tempo é linear, oferecendo espaço para canais de áudio e vídeo.
Apesar da aparente simplicidade, o InShot não deixa marca d'água, um grande diferencial em termos de editores de vídeos para Android. Basta assistir um vídeo a cada ver que desejar removê-la.
A intuitividade e ferramentas disponíveis já na versão livre tornaram o editor um dos favoritos para produtores de conteúdo em vídeo.
5. GoPro Quik
O GoPro Quik é um editor de vídeo para celulares que, apesar da marca, não exige que você tenha uma GoPro. Disponível na Google Play de forma gratuita, é bem indicado para usuários em busca de um editor de vídeos simples, sem muitos excessos.
O aplicativo é muito eficaz para criar vídeos a partir de fotos e vídeos de forma automática. Além disso, ele permite o recorte de vídeos, inclusão de efeitos, textos e música. Para quem deseja uma edição sem ser incomodado por anúncios irritantes, o GoPro Quik é excelente.
Está sem tempo para terminar um projeto? Ele salva rascunhos e, ao finalizá-los, ainda os publica nas redes sociais. Pode até não ser tão completo quanto seus concorrentes, mas é eficaz no que se propõe.
Antes de instalá-lo, fique atento. Seu aspecto menos positivo é que ele não funciona em todos os aparelhos com o sistema Android. Você pode verificar se seu celular está apto para esse editor na loja de aplicativos.