Diariamente, somos bombardeados por milhares de arquivos digitais que precisam de um destino efetivo, seja ele a lixeira — que vai eliminá-lo em até 30 dias — ou o armazenamento na nuvem. Ao optar por esse último, existem diversos softwares disponíveis para download na internet que podem fazer o seu papel. No entanto, cada um deles se apresenta com usabilidade e recursos diferentes.
Pensando nisso, elaboramos um comparativo entre duas plataformas bastante famosas que podem auxiliar nessa importante tarefa. Confira abaixo!
Google Drive
Incluso em diversos dispositivos, sobretudo aqueles com sistema operacional Android, o Google Drive é uma opção interessante para todos aqueles que gostam de sincronização avançada e ferramentas com facilidade de uso. Gratuitamente, a plataforma oferece cerca de 15 GB de espaço para armazenamento de todos os tipos de arquivos, incluindo fotos (mesmo que a Google também tenha um app destinado exclusivamente para isso).
- Recursos Premium
Com um pagamento mensal, a partir de um valor muito baixo, o Google Drive pode expandir seu tamanho, ficando disponível em rede, para vários usuários ao mesmo tempo (do mesmo núcleo familiar).
Além disso, com esse plano de assinatura, além do espaço que fica cada vez maior, há um controle geral de todas as ferramentas de busca e indexação de tudo aquilo que está no armazenamento, garantindo uma gestão de conteúdo ainda melhor e mais prática.
- Organização
O app oferece organização de arquivos em pastas, visualização de detalhes em cada arquivo, personalização em cores e também gerenciamento facilitado de conteúdos compartilhados diretamente por outras contas Google. Outro recurso bastante interessante, que pode garantir uma usabilidade avançada, é que os arquivos abertos por último continuam aparecendo na página inicial, caso seja necessário retornar a todos eles.
- Sincronização
Uma das grandes vantagens do Google Drive é a sincronização, que pode ser feita em inúmeros dispositivos. Inclusive, é possível baixar o programa para trabalhar na sua área de trabalho e sincronizar todos os arquivos online.
Dessa maneira, é possível fazer edição de algum arquivo de texto no aplicativo específico para essa ação diretamente de seu computador e em poucos minutos ele já estará sincronizado com a web, celular e tablets.
OneDrive
Desenvolvido pela Microsoft, o OneDrive tem ferramentas muito similares às do Google Drive, mas as apresenta de modos diferentes, inclusive no momento de realizar compartilhamentos. Uma grande vantagem do programa é que há sincronização direta com a rede de e-mails do Outlook, o qual é utilizado por muitos meios corporativos e educacionais.
- Armazenamento em nuvem
Uma grande vantagem do OneDrive é que seus recursos são sempre muito intuitivos e fáceis de serem utilizados. Para realizar qualquer ação por meio do programa, é preciso dar poucos cliques ou toques na tela, sempre estando visível qualquer mecanismo que necessite de atenção.
Por exemplo, para criar arquivos e hospedá-los diretamente na nuvem, basta abrir o OneDrive e visualizar no canto superior alguns menus que podem ser acessados a qualquer momento.
- Recursos Premium
Assim como o primeiro programa de armazenamento em nuvem apresentado nesse texto, os recursos premium do OneDrive também partem de preços muito baixos. É possível expandir seu tamanho em 20 vezes por um valor bastante acessível e há planos que garantem a inclusão de outros programas e serviços, como Skype, Word, Excel e Power Point. Contudo, o plano básico tem apenas 5 GB de armazenamento gratuito.
Conclusão
Tanto Google Drive quanto OneDrive consistem em programas que surgiram para facilitar a vida das pessoas. Ambos têm complementos de e-mail, ferramentas de criação e armazenamento organizado e facilitado. É preciso entender como cada um deles pode se encaixar em sua rotina, principalmente porque os dois oferecem funcionalidades muito parecidas.
Gostou? Não se esqueça de nos dizer qual dos dois softwares é o seu favorito!