A Carteira de Trabalho Digital foi implementada em 2019, substituindo o documento físico desde então. Todavia, como milhões de brasileiros ainda utilizam o documento impresso para registrar as informações referentes a seus empregos, existem muitas dúvidas a respeito de como emitir a versão digital.
Dessa forma, fizemos um tutorial completo sobre a Carteira de Trabalho Digital, para que você tenha as principais informações sobre o documento.
Como baixar a Carteira de Trabalho Digital?
O aplicativo para emitir a Carteira de Trabalho Digital está disponível no Baixaki para celulares Android e iOS. Para realizar o download, basta clicar no nome do sistema operacional de seu aparelho.
Ao acessar nosso site, toque em "instalar" para ser redirecionado à loja de aplicativos da Google ou da Apple. Quando estiver na plataforma, aperte "Instalar" e aguarde até que o software seja instalado no smartphone.
Após o download, abra o aplicativo para começar o processo de emissão do documento.
Como emitir a Carteira de Trabalho Digital?
Para emitir a Carteira de Trabalho Digital é preciso ter uma conta na plataforma gov.br. Caso ainda não tenha, digite seu CPF, clique em "Continuar" e insira todas as informações pessoais que forem solicitadas. Se já tiver uma conta, digite seu CPF e sua senha para acessar.
O app buscar suas informações na base de dados do governo federal e gera automaticamente o documento, que é exibido na tela do smartphone.
O que é preciso para tirar a Carteira de Trabalho Digital?
De acordo com governo federal, para gerar o documento basta ter inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Assim, quando inserir o número do documento no app, o software fará uma busca por suas informações na base de dados do governo.
Quanto tempo demora para tirar a Carteira de Trabalho Digital?
A emissão da Carteira de Trabalho Digital é automática, bastando realizar o download do app e ter um cadastro no gov.br para acessar as informações.
Uma vez que tiver realizado a emissão do documento, basta abrir o aplicativo e inserir as informações de acesso para visualizar a Carteira de Trabalho Digital. O procedimento pode ser realizado a qualquer momento, todos os dias.
Como consultar informações da Carteira de Trabalho Digital online?
As informações presentes na Carteira de Trabalho Digital estão separadas em categorias. Por exemplo, se você deseja visualizar as empresas em que trabalhou nos últimos anos, toque em "Contratos" e aguarde as informações serem carregadas.
Se desejar consultar seus benefícios, como abono salarial ou seguro-desemprego, é preciso selecionar "Benefícios", escolher o serviço que quer verificar e depois selecionar "Consultar".
Novamente, o sistema buscará informações ligadas ao requerimento, como: parcelas, datas de recebimento e recursos.
Como solucionar dúvidas ligadas à Carteira Digital de Trabalho?
Após realizar login no aplicativo do documento, toque nos três pontinhos localizados do lado direito da tela e pressione a opção "Perguntas Frequentes". Nesse FAQ, o governo federal listou diversas questões que os brasileiros possam ter durante o uso e a emissão da Carteira de Trabalho Digital.
Caso sua pergunta não esteja respondida, você pode entrar em contato com o Ministério da Economia ou com o Ministério do Trabalho.
Gostou da matéria? Então fique ligado no Baixaki para não perder nem uma novidade sobre tecnologia e softwares!