Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Cuphead Mobile Android: como jogar, dicas e curiosidades

Veja como jogar o game na versão mobile e confira algumas dicas para mandar bem no jogo

Avatar de: Diego Borges de Sa

Por Diego Borges de Sa via nexperts

23/06/2022 16h56min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Cuphead/Reprodução)
(Fonte: Cuphead/Reprodução)

Cuphead é um jogo 2D com gráficos retrô que virou uma febre nos consoles. Além dos
personagens carismáticos, a dificuldade alta também fez com que o game instigasse diversos tipos de jogadores. E tamanho sucesso fez com que muitas versões genéricas surgissem para dispositivos Android. 

Elas são feitas por fãs e pequenas empresas, como uma espécie de homenagem ao jogo. Além de permitir que os gamers de plataformas mobile também possam ter acesso ao título, mesmo que não seja uma versão legal do Studio MDHR, empresa responsável pela produção do game.

(Fonte: Cuphead/Reprodução)
(Fonte: Cuphead/Reprodução)

Hoje o Baixaki mostra como conferir uma dessas versões, e também  traz algumas curiosidades e dicas para mandar bem em Cuphead. Confira:

Como instalar "Cuphead Mobile"?

Para fazer o download de Cuphead Mobile, é preciso procurar uma versão do jogo na internet, já que a Play Store não permite que esse tipo de jogo esteja hospedado lá. Há, por exemplo, a Cuphead Lite Mobile V9.1, feita pelo desenvolvedor Gabe Developer.

Para baixar a versão do jogo, é preciso fazer o download do arquivo no site do desenvolvedor. Em seguida, instale-o em seu aparelho para poder executar o jogo no dispositivo. 

Como jogar Cuphead no Android?

Praticamente todas as versões de Cuphead para Android contam com comandos na própria tela. Com isso, a parte esquerda serve para movimentar o personagem com a alavanca virtual, já do lado direito ficam os botão de comando, como pular, atirar e interagir com outros personagens, ou comprar itens na loja.

(Fonte: Cuphead/Reprodução)
(Fonte: Cuphead/Reprodução)

As dicas para mandar bem em Cuphead valem para qualquer uma das versões, sejam elas para os consoles, PCs, ou Android. A primeira é também a mais importante: é preciso se preocupar mais em defender do que atacar. Ou seja, ao invés de se concentrar em onde atirar em um chefe, ou como eliminar um determinado inimigo, a prioridade é proteger o seu personagem.

Primeiro porque, como dito anteriormente, o game é considerado como um dos mais difíceis dos últimos anos. Com isso, não são poucos os perigos que você enfrenta ao encarar seus inimigos. E depois pela quantidade limitada de vidas e a facilidade que você tem para perdê-las, uma vez que leva um tempo até você conseguir evoluir seu personagem e ter vidas extras. 

(Fonte: Cuphead/Reprodução)
(Fonte: Cuphead/Reprodução)

Outra dica valiosa é, sempre que possível, jogar Cuphead com um amigo. O jogo conta com suporte para dois jogadores no mesmo console ou PC, e a dificuldade fica mais balanceada quando há dois personagens em uma mesma batalha, principalmente contra um dos temíveis chefes do jogo. 

E por fim, a última dica é procurar sempre evoluir as suas vidas no jogo. À medida que você avança e conquista moedas, é possível trocá-las por itens especiais, como um poder de fogo maior. Entretanto, pelo menos nas primeiras fases do jogo, a dica é investir principalmente em vidas, para ter mais chances de passar pelas fases e derrotar os chefes.

Curiosidades sobre Cuphead

O visual do game é uma grande homenagem aos desenhos clássicos do começo da década de 90. Além dele, as canções e os efeitos sonoros também remetem os jogadores a uma viagem ao passado. E o trabalho foi tão bem feito que Cuphead faturou diversos prêmios referentes a parte visual do game. 

(Fonte: Cuphead/Reprodução)
(Fonte: Cuphead/Reprodução)

O sucesso de Cuphead foi tão grande que a Netflix adquiriu os direitos para produzir uma série baseada no universo do jogo. Nela, há a presença dos protagonistas e de alguns personagens importantes do game, como o Senhor Dado e o grande vilão Diabo. 

A série também traz uma pegada nostálgica, e foi toda produzida com o efeito de stop motion. Também foi aplicada no desenho a técnica de Processo Rotativo Estereoscópico. Nela, personagens 2D foram inseridos em cenários 3D produzidos à parte, simulando o processo que era feito no passado.