Com a popularização da banda larga, contamos com velocidades altíssimas na internet que contratamos para as nossas casas. Entretanto, em alguns momentos, a conexão pode oscilar, ficando bem mais lenta que o normal ou até mesmo fora do ar. E uma das formas de tentar identificar o problema é utilizando aplicativos ou sites que informam a real velocidade da sua internet.
Hoje o Baixaki ensina como realizar o procedimento, usando tanto a versão para desktops, quanto para smartphone — Android ou iOS.
Como testar a velocidade da sua internet pelo PC
A maneira mais fácil de conferir a velocidade da sua internet pelo PC é por meio da ferramenta do Google. Com ela, você verifica a sua velocidade de download e upload em poucos segundos, além de informações sobre a latência da conexão e um breve detalhamento do que pode ser utilizado com ela. Veja o passo a passo:
1. Abre o seu navegador da internet e acesse o google.com.
2. No campo de busca, digite: "Teste de velocidade da Internet" e aperte "Enter".
3. O primeiro resultado da busca será uma caixa com o aplicativo para fazer a verificação. Clique no botão azul escrito "EXECUTAR TESTE DE VELOCIDADE".
4. Em seguida o teste se iniciará com um velocímetro que fará a medição da conexão.
5. Ao final será informada a velocidade real da sua conexão de download e upload, e a latência, além de uma rápida análise do Google em relação ao desempenho da rede.
Como testar a velocidade da sua internet pelo celular
Para realizar o teste em seu celular, recomendamos o uso do aplicativo gratuito Speedtest.net, que funciona tanto no iOS quanto no Android. Confira o passo a passo:
1. Faça o download do aplicativo Speedtest.net clicando neste link.
2. Depois de baixar, abra o aplicativo em seu smartphone.
3. Na tela principal, aperte no botão "Iniciar" para começar o teste de conexão.
4. Um velocímetro começará a medir a velocidade de download e depois a de upload da sua internet;
5. Ao final do procedimento, uma tela mostrará o resultado da análise da conexão. Ela informará a velocidade atual do seu download e upload, além do tempo de resposta do ping, a latência e se há alguma perda de pacote de dados na rede.
6. Por fim, você pode refazer o teste quantas vezes quiser e até mesmo compartilhar os resultados com amigos e seguidores nas suas redes sociais.
E você, ainda ficou com alguma dúvida? Conte para a gente aqui nos comentários.