Baixaki - Milhares de apps e jogos para você
Bizagi Modeler
Verificado

Bizagi Modeler

Organize suas ideias e informações em diagramas ou fluxogramas usando uma ferramenta robusta e eficaz

Windows
96.49 MB
-
96.49 MBBandeira do Brasil

Organize suas ideias e informações em diagramas ou fluxogramas usando uma ferramenta robusta e eficaz

Sobre o App

Avatar de: Andressa Xavier

Por Andressa Xavier via nexperts

Atualizado em 31/08/2023 18h07min

Bizagi Modeler é uma ferramenta gratuita de Business Process Model and Notation (BPMN), possibilitando a criação de fluxogramas, mapas mentais e diagramas em geral.

Ela permite aos usuários organizar graficamente vários processos e as relações existentes em cada etapa deles. Essa estruturação é uma maneira eficiente de visualizar o fluxo informacional e processual como um todo, identificando problemas, gargalos e apontando a solução para eles.

Outra peculiaridade do Bizagi Modeler é a possibilidade de você trabalhar de maneira colaborativa, contando com edições e comentários de colegas de trabalho, consultores ou amigos, por exemplo. Você vai conhecer um pouco mais desse aplicativo na sequência.

Cadastro

É válido salientar que para usufruir de todas as funcionalidades do Bizagi Modeler, incluindo os recursos de sincronização de dados e compartilhamento de projetos, você precisa criar um breve cadastro no site da desenvolvedora. Para isso, clique aqui e preencha o formulário apresentado. Em seguida, confirme sua inscrição e confira a sua senha por meio da mensagem de email encaminhada para o endereço informado.

Colocando no “papel”

A estrutura do Bizagi Modeler é similar a dos programas encontrados no pacote Microsoft Office. Assim, as suas ferramentas são segmentadas por tipo de atuação, sendo organizadas por meio de um sistema de abas — as quais ficam localizadas no topo da interface deste software.

Na coluna da esquerda, você encontra todos os elementos disponíveis para a composição dos fluxogramas, mapas mentais ou diagramas. Entre os itens existentes aqui, estão figuras geométricas que representam início e término do processo, ações, momentos de espera, processamento de dados, decisões e as tradicionais linhas de conexão que indicam a direção e a sequência lógica do fluxo informacional e processual.

É possível ainda adicionar imagens, caixas de textos formatados (tipo, cor e tamanho da fonte, negrito, itálico, sublinhado, entre outros), cabeçalho, artefatos personalizados e até recursos usados para posteriores cálculos de custos operacionais. Você tem a opção ainda de agrupar determinados elementos e definir metas para trechos específicos do diagrama. Muitos desses recursos possuem subcategorias, permitindo a especificações bem detalhadas de cada passo do processo.

Para inserir qualquer um desses objetos, você precisa simplesmente clicar e manter pressionado o botão esquerdo do mouse sobre o elemento desejado e o arrastar para o campo de criação. Sempre que selecionar um item já adicionado ao projeto, ele exibe automaticamente as principais ações coerentes para a continuidade do processo.

Depois de pronto

Após iniciar ou finalizar um projeto, você pode publicá-lo para formatos compatíveis com o Microsoft Word, SharePoint, PDF ou HTML. Há ainda a possibilidade de exportar o mapa mental, diagrama ou fluxograma para as mais diversas extensões, incluindo arquivos de imagem (PNG, JPG e BMP) e específicos de softwares do gênero (BPMN, XPDL e o formato do Microsoft Visio).

Caso você encontre dificuldades ou tenha dúvidas para manipular o Bizagi Modeler, a desenvolvedora disponibiliza um fórum que oferece vídeos, cursos e discussões para esclarecer os mais variados problemas de uso encontrados tanto por usuários experientes como iniciantes. Infelizmente, quase todo esse conteúdo está disponível somente em inglês.

Dando continuidade ao seu trabalho

O Bizagi Modeler, na verdade, faz parte de uma suíte de aplicativos ainda mais completa, a qual é composta pelo Bizagi Studio e pelo Bizagi Engine. Com a ajuda desses outros softwares, você é capaz de tirar o seu projeto do papel. Mais do que mapear processos, você poderá criar ferramentas e aplicativos que ajudem a eliminar possíveis falhas nesse fluxo e ainda implementá-las da maneira correta e que forneça um serviço eficiente.

Ler menos

Opinião dos editores

O Bizagi Modeler nos impressionou positivamente, basicamente por oferecer uma grande variedade de recursos, muitos deles com características e desempenhos de softwares “profissionais” (não que ele não seja um), sem cobrar absolutamente nada por isso — algo bem incomum para esse segmento.

Assim, se você está procurando um aplicativo para organizar suas ideias, mapear fluxos informacionais e identificar possíveis falhas de processos, vale experimentar esta interessante ferramenta. Você pode encontrar tudo o que precisa para tais atividades, sem gastar um centavo para isso.

Ferramenta completa

A primeira coisa que chama atenção no Bizagi Modeler é o seu visual, que traz claras referências à aparência e estrutura dos softwares inclusos no pacote Microsoft Office, que é amplamente usado em todo o mundo. Isso faz com que a adaptação ao seu funcionamento seja ainda mais descomplicada.

Mas não é apenas a sua beleza que merece ser destacada. A boa organização dos seus recursos através de um sistema de abas e painéis de acesso facilitado a suas funcionalidades básicas promove uma usabilidade prática e bastante agradável. Isso é complementado ainda pela tradução do software para o português.

É verdade que existem alguns submenus e determinadas funções, como a de verificação de funcionamento do fluxo processual, que não foram adaptadas para o nosso idioma. Apesar dessa pequena falha, isso não chega a afetar a sua experiência com o Bizagi Modeler. Ainda nesse sentido, vale mencionar a sua operação seguindo o preceito de “arrastar e soltar”, oferecendo comodidade e agilidade para a estruturação das informações.

Muito mais do que funcional

O desempenho do Bizagi Modeler também não deixou a desejar. Todas as ferramentas testadas funcionaram como esperávamos e conforme o prometido pela desenvolvedora. Além disso, não presenciamos qualquer tipo de “engasgos” ou travamentos do aplicativo.

Além disso, ele apresentou um consumo relativamente baixo dos recursos do computador. Durante nossos testes, tanto a memória RAM quanto o processador não foram muito exigidos, tendo sua exigência aumentada em no máximo 25% em relação aquilo que apresentavam antes do Bizagi Modeler entrar em ação.

Obviamente, tal característica varia de acordo com a especificação de hardware de cada PC. De maneira nenhuma, você precisaria de uma super máquina para rodar este aplicativo, mas computadores mais modestos podem sofrer um pouco para executá-lo “a todo vapor”.

Ler mais

Notícias

Outros apps da Bizagi

Informações Técnicas

  • Plataforma

    Windows
  • Instalações

    +850 Mil
  • Tamanho do app

    96.49 MB
  • Requisitos

    Windows 8.1 ou superior
  • Lançado em

    19/11/2015
  • Oferecido por

    Bizagi
  • Contato da Empresa

    Acessar site