Baixaki - Milhares de apps e jogos para você
DaVinci Resolve
Verificado

DaVinci Resolve

Use a ferramenta de Hollywood para cortar, editar, ajustar cor e exportar seus filmes

Windows
212.50 MB
-
212.50 MBBandeira do Brasil

Use a ferramenta de Hollywood para cortar, editar, ajustar cor e exportar seus filmes

Sobre o App

Avatar de: Leonardo Muller

Por Leonardo Muller

Atualizado em 30/08/2023 14h19min

DaVinci Resolve 11 é a evolução da poderosa ferramenta de ajuste de cor usada na produção profissional de filmes em Hollywood e em outros polos de produção audiovisual. Com a nova versão, o software não apenas permite corrigir problemas de cor e adicionar efeitos nesse sentido como também pode ser utilizado em todo o processo de produção.

Isso quer dizer que o DaVinci Resolve 11 é um editor completo e muito poderoso, que inclusive consegue importar projetos de edição do Adobe Premiere e do Final Cut. O programa também permite a você começar a edição do zero.

Do início ao fim

Você consegue fazer o tratamento e a seleção de imagens para o corte, pode organizar as cenas de em pastas que ficam o tempo todo acessíveis na interface e, quando esse procedimento preliminar estiver pronto, você começa a editar e montar o vídeo em uma timeline muito parecida com as de outras ferramentas concorrentes.

Durante a montagem da timeline, você conta com muitas opções profissionais, incluindo efeitos de transição, possibilidades de recorte e sincronização de áudio automática para quem grava o som de forma separada do vídeo.

Quando a montagem da timeline está pronta, você não precisa exportar o vídeo com essa forma crua. O programa conta com uma gama de opções para você lidar com a cor do vídeo. Há ferramentas para ajuste manual e para inserir configurações mais precisas numericamente. Você pode criar efeitos de cor para deixar cenas mais dramáticas e mexer com a percepção do seu interlocutor com momentos mais emocionantes.

É importante lembrar que o DaVinci Resolve 11 também aceita a inserção de efeitos e elementos especiais desenvolvidos por terceiros. Basicamente, o que você consegue fazer com o Premiere e o After Effects da Adobe é possível fazer com este programa. Segundo a desenvolvedora, trata-se de uma ferramenta que pode ser usada em todo o processo de produção sem qualquer perda em qualidade.

Finalização

Na hora de exportar o vídeo, é possível fazer isso nas mais variadas resoluções e formatos que você possa imaginar. O DaVinci Resolve 11 consegue lidar com e exportar vídeos em 4K em todas as extensões mais conhecidas no meio cinematográfico.

Todos esses passos, da edição preliminar, da montagem da timeline, da aplicação de cor e de efeitos e, por fim a exportação, ficam separados na interface do DaVinci Resolve 11 a partir de guias de funções. No fundo da tela, você encontra as seções “Media”, “Edit”, “Color” e “Deliver” que representam cada um desses passos. O programa funciona também o tempo todo em tela cheia, o que facilita a sua concentração, já que nenhuma distração atrapalha seu trabalho dessa forma.

A versão Lite do DaVinci Resolve 11 é gratuita, mas muitas das ferramentas mais profissionais ficam indisponíveis. Ela serve mais basicamente como uma vitrine para que você adquira o programa completo.

Ler menos

Opinião dos editores

DaVinci Resolve 11 é uma ferramenta que pode acompanhar todo o processo de produção de um vídeo e elimina a necessidade de outras aplicações para fazer ajustes adicionais. Isso quer dizer, com ele, você consegue selecionar os trechos, montar uma timeline, aplicar efeitos, corrigir e adicionar um novo esquema de cor e, por fim, exportar seu filme.

Esta ferramenta é basicamente uma evolução do famoso corretor de cor da desenvolvedora, largamente utilizado em Hollywood para a produção cinematográfica. Isso quer diz que, com essa novidade, você poderá usufruir de uma das ferramentas mais profissionais e reconhecidas na área. Certamente, isso pode fazer a diferença.

Interface

A interface da timeline é muito organizada. No fundo da tela, há uma divisão que dá acesso às quatro seções de funções do programa. Cada uma delas representa um passo da edição do seu vídeo. Assim, você não fica mergulhado em um monte de funções conflitantes e pode fazer as correções só quando elas realmente precisam ser feitas.

Isso também é interessante porque essas quatro áreas estão sempre conectadas. Se você faz uma alteração da biblioteca de mídia ou na timeline, tudo é ajustado automaticamente na seção de cor.

Ademais, a forma de organizar os elementos na tela é muito similar ao que já é tido como padrão. Na tela de edição, por exemplo, você tem uma timeline ocupando toda a parte inferior da tela. No topo, uma divisão mostra prévias do conteúdo que está sendo montado e também painéis com os arquivos utilizados e algumas funções de edição.

O que o DaVinci Resolve 11 tem de diferente é a organização dos comandos de janela. Não há botões para fechar, minimizar ou maximizar. Ele ocupa a tela inteira o tempo todo e, para acessar essas funções, você deve navegar pelo menu “File” ou “DaVinci Resolve” no topo da janela.

Rápido

No quesito desempenho, o programa se sai muito bem. Ele não requer muito poder de processamento gráfico para funcionar na edição de vídeos mais básicos, mas é necessário ter em mente que, quanto mais pesados forem seus arquivos, mais demorado será todo o processo de edição, inclusive na hora de lidar com algumas funções do DaVinci Resolve 11.Isso, entretanto, não é um problema do programa em si. Em nossos testes, ele foi capaz de funcionar sem maiores dificuldades em uma máquina de desempenho médio.

Mesmo na versão Lite, o DaVinci Resolve 11 não é uma ferramenta para iniciantes. Ele segue uma lógica de funcionamento muito particular de ferramentas de edição de vídeo, que são aplicações muito complexas.

 

Há muitas funções com aplicações bem específicas e toda a interface é construída para ser intuitiva para um profissional dessa área ou, pelo menos, para alguém que já tem experiência nesse departamento. Se você cair de paraquedas, vai demorar um bom tempo até conseguir lidar com o programa minimamente bem.

Fique de olho

É interessante notar que, sem QuickTime e OpenCL, o DaVinci Resolve 11 não vai funcionar. Por isso, se algum desses recursos não puderem ser usados em seu PC, não perca seu tempo baixando e instalando o programa.

Por fim, podemos dizer que, se você conhece um pouco de edição de vídeo e está procurando uma ferramenta profissional para melhorar a qualidade da sua produção, vale a pena fazer o teste com a versão Lite gratuita do DaVinci Resolve 11. Ela conta com uma boa gama de funções e certamente não vai decepcionar você, pelo menos na edição de projetos básicos e mais intermediários.

Ler mais

Sem avaliações por aqui ainda.

Notícias

Informações Técnicas