PimpTheFace
Retratos falados não são mais exclusividade de artistas da polícia, pois agora você também pode fazer os seus
Retratos falados não são mais exclusividade de artistas da polícia, pois agora você também pode fazer os seus
Sobre o App
Por Oliver Hautsch
Atualizado em 30/08/2023 13h06minSeja na hora de fazer a caricatura de um amigo, criar um pôster de “procurado” ou somente tentar fazer o desenho do seu próprio rosto, o PimpTheFace é a sua escolha. Com ele, você pode escolher dentre uma variedade enorme de formatos e características para deixar seu desenho o mais próximo possível da realidade. O sistema é em Flash e ocupa toda a janela do seu navegador, o que facilitará muito a criação do seu retrato falado.
Logo que entrar no site, o sistema será carregado. A interface é dividida em três partes. Na área esquerda, você poderá escolher as características a serem adicionadas ao desenho, separadas em 10 categorias. São elas: “Jawlines” (desenho da mandíbula), “Beard” (barba), “Head” (cabeça), “EyeBrows” (sobrancelhas), “Hair” (cabelo), “Mouth” (boca), “Moustache” (bigode), “Eyes” (olhos), “Glasses” (óculos) e “Nose” (nariz).
O vídeo abaixo é uma demonstração de como utilizar o PimpTheFace para construir um rosto muito parecido com o de uma pessoa de verdade.
Cada uma das categorias possui uma infinidade de tipos diferentes de formatos e desenho, para você escolher aquele que mais se aproxima do que quer. Na área inferior esquerda estão três controles deslizantes. O que está abaixo de “Opacity” controla a transparência do item selecionado. Os outros dois aumentam ou reduzem a largura e altura. Se quiser mover ambos os controles simultaneamente, utilize o quadrado que está no meio dos dois controles. Clique nele e arraste-o para alterar o tamanho da parte selecionada do desenho.
O botão “Delete” exclui o objeto selecionado e o “Undo Scaling” faz com que o item selecionado volte ao tamanho padrão. Essa alteração, bem como as realizadas com os controles deslizantes serão sempre mostradas instantaneamente na área branca. Você também pode usá-la para mover os elementos do rosto pela dela. Para isso, basta clicar em cada um deles e arrastá-los.
DICA: se algum item ficar sobre outro — como cabelos sobrepondo sobrancelhas —, poderá ocorrer de você tentar mover um item e acabar movendo outro por acidente. Infelizmente isso é normal, já que não há uma ferramenta específica de seleção. Assim, cabe a você se acostumar com o posicionamento dos objetos na tela.
Do lado direito da interface ficam as opções adicionais. O botão “Crop Background” faz o recorte da imagem, retirando o que não estiver dentro da área de corte. Você pode exibir a área de corte — parte do desenho que aparecerá na imagem final —, clicando na caixa “show crop area”. O botão “Clear all” limpa seu desenho inteiro, então use com cautela. O botão “Duplicate This” faz uma cópia do item que estiver selecionado.
Quando estiver satisfeito com o rosto que criou, clique no botão “Save face”. Será aberta uma janela, que solicitará os detalhes da sua criação. Digite as informações que desejar e clique no botão “save”. Seu navegador poderá travar durante o salvamento. Apesar de não ser agradável, é algo normal do sistema.
É possível salvar uma cópia do seu desenho no computador, facilmente. Clique no botão “snapshot” e aguarde. Depois de alguns segundos, o PimTheFace mostrará uma caixa de diálogo, solicitando que você abra ou salve o arquivo. Se quiser imprimir sua caricatura, clique no botão “print face”.
Usando um molde
Nem todo mundo tem o dom de desenhar. Para eles existe o modo “Background”. Clique no botão que possui as reticências e está abaixo do texto “Load background”. Os controles deslizantes permitem alterar o tamanho da imagem que você enviou, possibilitando um encaixo melhor dela na área de edição. Se você não entendeu ainda o porquê da existência dessa função, nós explicamos: com ela, você pode utilizar uma foto como molde para a criação do seu desenho e retirá-lo quando terminar.
O vídeo abaixo mostra como transformar a foto de um rosto em um retrato falado. Confira!
Opinião dos editores
Notícias
Informações Técnicas
Plataforma
WindowsRequisitos
Lançado em
2009-08-20 00:00:00.000Oferecido por
Epos MediaContato da Empresa
Acessar site