Baixaki - Milhares de apps e jogos para você
MEmu
Verificado

MEmu

Jogue os melhores games de Android com teclado e mouse diretamente do seu PC

Windows
276.37 MB
-
276.37 MBBandeira do Brasil

Jogue os melhores games de Android com teclado e mouse diretamente do seu PC

Sobre o App

Avatar de: Vinicius Munhoz

Por Vinicius Munhoz

Atualizado em 28/02/2024 18h22min

Se você gosta de jogar títulos mobile e não consegue se adaptar aos comandos touchscreen ou quer um game pesado, mas o seu smartphone não consegue rodá-lo, MEmu é um emulador de Android especializado em jogos, ideal para os internautas de plantão.

O conceito deste software é semelhante ao de outras máquinas virtuais, como o VMware e o Virtual Box. Entretanto, aqui não é necessária uma imagem do sistema operacional da Google. Basta instalá-lo e baixar todos os apps que quiser!

Confira mais sobre o emulador MEmu e como instalá-lo em seu computador.

O que é MEmu?

O MEmu é um emulador de jogos para o sistema operacional Android que podem funcionar a partir dele diretamente no computador dos usuários. Assim, é possível rodar jogos de celular no PC sem grandes complicações. 

Aqueles que já estiverem acostumados com o uso de emuladores para os mais diferentes fins sentirão uma grande familiaridade com o programa, que traz configurações gerais muito parecidas com qualquer outro emulador potente disponível na internet.

O melhor de tudo é que há muitos jogos para serem explorados na biblioteca, sendo indicado especificamente para quem gosta muito de se divertir com títulos variados.

(MEmu Play/Reprodução)

Como baixar e instalar o MEmu?

Se você ficou interessado nesse emulador de Android, fique ligado, pois logo abaixo há um passo a passo bem completo para saber como fazer o download do Memu de forma efetiva no PC. Confira!

  1. Em seguida, retorne à nossa página com todas as informações a respeito do emulador e clique sobre o botão de download. Ele estará localizado no canto superior esquerdo da tela.
  2. Depois disso, você será redirecionado a uma nova página, na qual deverá aguardar alguns segundos até que o assistente de instalação seja descarregado na pasta de downloads do seu computador.
  3. Quando isso ocorrer, vá até a página de downloads e execute o instalador, seguindo todos os passos recomendados até que o programa seja finalmente instalado no PC.
  4. Uma vez que o software estiver finalmente instalado, não se esqueça de executá-lo para saber se ele já está funcionando sem problemas.
  5. Também não se esqueça de nos informar qualquer falha ligada à instalação por meio

Recomendamos que você verifique se o seu computador possui os requisitos mínimos para a instalação do emulador de Android, bem como espaço suficiente em disco. Isso é essencial para que ele funcione corretamente.

Essas informações podem ser checadas diretamente nas configurações do aparelho, navegando por meio do menu “Iniciar”. Lembre-se de que MEmu funciona, inicialmente, no Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10.

Como usar o MEmu?

O primeiro passo para começar a se divertir com MEmu é abri-lo logo em seguida à sua instalação. Além de revisar eventuais problemas durante esse processo, os usuários também já começam a entender como tudo funciona.

Na biblioteca de jogos, há inúmeros títulos organizados, principalmente, por sua popularidade e avaliação. Você também pode utilizar a barra de pesquisas para fazer buscas com palavras-chaves.

Como o MEmu trata-se de um emulador de Android, alguns comandos podem ser diferentes em cada um dos jogos, pois eles foram pensados visando os usuários de smartphones e telas touchscreen.

Contudo, basta ler atentamente aos comandos antes de se aventurar em algum dos jogos, entendendo como todos eles funcionam em linhas gerais.

Porém, vale destacar que boa parte dos jogos utilizam o mouse e as teclas básicas (setas e espaço) como fundamentais em sua jogabilidade. Assim, faça testes antes de se envolver nas partidas.

Na biblioteca do MEmu, também é possível encontrar jogos online bastante populares e também aqueles títulos mais bobinhos que funcionam perfeitamente para passar o tempo.

Crie o smartphone ou tablet perfeito

Uma das funcionalidades do MEmu é a escolha de como será o seu “celular” virtual. Você pode distribuir a quantidade de memória RAM que achar melhor, assim como o poder de processamento dedicado ao programa. Quer simular um tablet com tela Full HD, com 2 GB de RAM e processador quad-core? Basta especificar no menu do software.

Contudo, tome cuidado: dedicar quase todos os recursos do seu computador pode ocasionar travamentos. O MEmu simula um Android 4.2.2 chinês e, por consequência, é necessário utilizar o apk da Play Store para não se perder na loja de aplicativos totalmente em mandarim.

Por falar em apks, o utilitário suporta arquivos de fontes externas. Caso queira baixar um título ou app que não está disponível na sua região, basta procurá-lo no Google e instalá-lo na máquina virtual.

E as funcionalidades não param por aí: o emulador simula também o movimento de balançar o smartphone, de tirar screenshots e cria diversos atalhos do sistema no próprio teclado.

Jogue com teclado e mouse ou com joysticks

Um dos destaques do MEmu é o mapeamento do display touchscreen. Caso queira, você pode delimitar qualquer local da interface e atribuir a ele uma tecla.

Por exemplo: se o botão do acelerador de um jogo de corrida ficar no canto esquerdo da tela, basta clicar no local e apertar a letra “W” para vincular o botão virtual ao acessório físico do computador, seja ele um mouse, teclado ou controle de video game.

Além seções da interface, podemos associar o movimento de acelerômetro, analógicos digitais e muito mais. Em outras palavras, é como se os títulos executados no MEmu fossem nativos de computadores.

Novidades

Em sua última atualização, o emulador de Android MEmu se tornou completamente compatível com processadores AMD.

Algumas melhorias gráficas foram implementadas, o que deixou o visual um pouco mais moderno, apesar de ainda não termos a estética do Android Lollipop.

Muitos apps ainda não funcionam com o MEmu, mas o leque de compatibilidade foi ampliado. Segundo os desenvolvedores, alguns bugs ainda foram consertados, e a entrada de texto pelo teclado do PC foi melhorada.

Ler menos

Opinião dos editores

Existem diversas máquinas virtuais que emulam as mais distintas versões do Android, como o VMware e o Virtual Box. Embora esses softwares funcionem relativamente bem para testar alguns aspectos pontuais do sistema operacional, como novidades de uma nova iteração ou mudanças de design, eles frequentemente travam quando tentamos rodar alguns aplicativos.

Felizmente, este não é o caso do MEmu, um emulador da versão 4.2.2 do SO da Google otimizado para executar jogos pesados. Nele, podemos baixar qualquer aplicativo compatível com o sistema e rodá-lo diretamente do computador, utilizando teclado, mouse ou até mesmo joysticks para jogar.

Performance de ponta

Nas configurações do programa, podemos alocar o quanto quisermos de memória RAM e processamento da máquina. Caso você tenha recursos de sobra, existe a possibilidade de criar um tablet “virtual” extremamente potente, com mais de 4 GB de RAM e tão rápido quanto um chipset quad-core.

Nos testes realizados, 2 GB de RAM e 4 núcleos de processadores foram mais do que suficientes para executar perfeitamente até mesmo os games mais pesados do momento, como Real Racing 3 e Respawnables, em Full HD e sem lag algum. Certamente, o desempenho final depende exclusivamente da quantidade de recursos cedidos ao MEmu. Enfrentamos problemas apenas na execussão de som, que ficou cortado e travado com Real Racing.

Os emuladores convencionais frequentemente ficam sobrecarregados com títulos que exigem alta performance. Por esse motivo, foi uma verdadeira surpresa observar diversos jogos rodando com perfeição em MEmu. Porém, o software não está livre de problemas técnicos. Mesmo com o PC dedicado ao programa, em alguns momentos o navegador e os botões virtuais pararam de funcionar, exigindo a reinicialização da máquina virtual ou uma espera prolongada para normalizar a situação.

Mapeamento completo de teclado e mouse

Sem dúvidas, o maior destaque de MEmu é permitir jogar qualquer título com mouse, teclado ou joystick. Para mapear as teclas e botões, devemos acessar o menu lateral direito do software e procurar pelo ícone de configuração. Nesta seção, é possível associar qualquer botão físico a uma parte da interface.

O programa vai além e surpreende com algumas opções específicas para certos comandos, como a tradução dos analógicos virtuais do Android para as teclas WASD, a simulação do acelerômetro do tablet e a adaptação da movimentação da câmera para o mouse. Infelizmente, nem todos funcionam da maneira que deveriam.

A utilização do mouse para mirar, por exemplo, deixa muito a desejar. No final das contas, temos que clicar e arrastar o ponteiro pela tela, pois o mapeamento dos eixos x e y do periférico não funcionam. Em outras palavras, o que poderia ser a experiência definitiva para títulos mobile acaba deixando a desejar, pois não funciona igual aos jogos de PC.

Além disso, outra funcionalidade muito importante é ruim: o suporte a controles de video games. Apesar do MEmu garantir a compatibilidade com joysticks, ela não funcionou em nossos testes. A solução para o problema foi utilizar acessórios não oficiais para Windows e softwares de mapeamento de botões.

Alguns jogos não funcionam

Mesmo que a performance de jogos pesados seja muito boa quando são executados no MEmu, ainda existem alguns obstáculos graves que podem frustrar o jogador. Por emular a versão 4.2.2 do Android, alguns títulos sequer aparecem na Play Store, como é o caso de Vainglory, o novo MOBA para smartphones e tablets que precisa do OS 4.4 ou superior.

Dead Trigger e Dead Trigger 2 foram outros que, por nenhum motivo aparente, simplesmente não constaram nas buscas na loja de aplicativos. Mesmo que o requisito mínimo seja o Android 4.0, eles simplesmente não aparecem. A solução foi buscar o apk do game na internet e importar pelo MEmu, uma funcionalidade que rodou perfeitamente.

Porém, os problemas não param por aí. Alguns outros títulos têm problemas para funcionar na máquina virtual. Modern Combat 5, por exemplo, funcionou apenas no começo, enquanto um vídeo de introdução é reproduzido. Após esta abertura, o jogo parou de rodar e não foi mais possível abrir o aplicativo.

Traduzido parcialmente

Grande parte do conteúdo do software foi traduzido para o inglês e, dessa forma, isso já pode ser um empecilho para os usuários que não dominam o idioma. Contudo, o problema maior começa quando algumas caixas de diálogo em mandarim surgem na tela. Nessas situações, temos que escolher uma opção e tentar a sorte.

Buscar ajuda no fórum oficial do programa só resultará em frustração, pois todos os tópicos estão em chinês. Consequentemente, é impossível consultar qualquer documentação ou discussão que possa auxiliá-lo.

Sem sombras de dúvidas, MEmu é o emulador definitivo para quem quer jogar títulos mobile no PC. A máquina virtual oferece integração ao teclado, mouse e joystick, mapeamento da interface touchscreen, execução dos aplicativos com perfeição e muito mais. Porém, o software não está livre de problemas técnicos, pois alguns jogos e funcionalidades simplesmente não funcionam.

Ler mais

Notícias

Outros apps da Microvirt Co., Ltd.

Informações Técnicas