PCSX2
Já é possível rodar jogos de PlayStation 2 no seu computador
Já é possível rodar jogos de PlayStation 2 no seu computador
Sobre o App
Por Vinícius Karasinski
Atualizado em 30/08/2023 16h28minO que é PCSX2?
O PCSX2 500 é um emulador de Playstation, que permite utilizar seu computador da mesma maneira que o console de videogame.
Mas o que é um emulador? Um emulador consiste em um software que tem a função de representar o sistema operacional de um determinado aparelho em outro.
Por exemplo, os computadores funcionam através de um sistema operacional específico, na maioria das vezes o Windows.
Já os videogames, a exemplo do Playstation, executam suas funções com base em outro tipo de sistema.
Diante disso, ao utilizar um emulador como o PCSX2 500, por exemplo, é possível obter as mesmas funções de seu Playstation 2 em seu computador.
Ou seja, os jogos de play 2 poderão ser jogados no computador se você instalar o emulador PCSX2 500 em seu dispositivo.
Desse modo você não precisará adquirir um Playstation 2 para poder jogar seus jogos. Além disso, você terá 2 aparelhos em 1, e poderá desfrutar dos benefícios de ambos.
Como baixar e instalar
Para aproveitar todas as vantagens do PCSX2 500, é necessário que você baixe o emulador. Você deverá clicar na opção "Baixar", aguardar pelo carregamento e iniciar a instalação!
Para instalar, você deve escolher onde deseja que o programa seja salvo e avançar no processo. Depois é só aguardar pelo carregamento e aproveitar do programa!
Oficina da Net (Fonte: Oficina da Net/Reprodução)
Como usar
Antes de poder desfrutar de todas as vantagens do PCSX2 500, é necessário ajustar algumas configurações no sistema.
CDVD: essa parte se trata da entrada de DVD E CD de seu aparelho. Você deve configurá-la de modo que o compartimento reconheça e leia os jogos do playstation normalmente.
SPU2: nessa aba é possível regular tudo o que faz parte do sistema de som do aparelho. Volume, canais, tudo o que for dessa linha pode ser editado. Um ponto importante a ser ressaltado é o de que a qualidade de som e a qualidade do desempenho do programa. Isso significa que quanto melhor configurado for o áudio, pior o emulador vai funcionar, e vice-versa.
PAD: dentro dessa área você poderá configurar o controle que vai utilizar. Ela permite que você defina as funções dos botões, configure a velocidade de resposta, entre outros fatores que competem a esse tema.
GS: nessa opção o usuário consegue regular os fatores que competem a imagem. Escolherá a qualidade da imagem e também qual o plugin mais se encaixa com a placa de vídeo do computador, pois dessa forma, o desempenho do emulador será melhor.
As configurações básicas e essenciais para que sua experiência seja excelente são essas. Entretanto, existem mais alguns detalhes que podem ser alterados.
Livre Software (Fonte: Livre Software/Reprodução)
Um exemplo disso são os hacks de velocidade. Esses são os responsáveis por melhorar a velocidade do desempenho do emulador caso o mesmo não esteja funcionando como o esperado.
Informações como essa variam de computador para computador, o que não torna possível um passo a passo exato de como ajustar esse problema.
Diante disso, para saber sobre essa e outras situações ainda mais aprofundadas, acesse o site do aplicativo pelo link do PCSX2 500.
Configurando o emulador
Logo após instalar o emulador, você vai ser direcionado à tela da primeira configuração do PCSX2. Nesse local, você deve definir todos os parâmetros do programa. O emulador trabalha com vários aplicativos plugins instalados separadamente; cada um deles possui uma função específica e isso permite que você modifique o programa da maneira que desejar e de acordo com as especificações do seu computador.
Veja quais são as configurações principais:
- GS: aqui você escolhe o plugin gráfico que mais combina com as características da sua placa de vídeo. Depois de escolher o arquivo, é possível configurar as opções avançadas, como o formato da tela e os filtros da imagem. Graças a esse plugin, é possível ver os jogos de PlayStation 2 em resoluções muito maiores do que aquelas exibidas pelo aparelho originalmente;
- PAD: nessa opção, você pode escolher o plugin que vai controlar os joysticks. É possível definir todos os detalhes dos controles, mapear os botões, regular a intensidade do force feedback, entre outros;
- SPU2: as configurações de áudio do emulador podem ser feitas dentro dessa categoria. Entre as regulagens principais, estão o ajuste do volume, a sincronização do áudio e a quantidade de canais de som disponíveis durante a reprodução dos jogos. Vale lembrar que a qualidade do som tem impacto direto no desempenho do aplicativo, portanto, quanto maior a qualidade, maior é a queda de desempenho do emulador;
- CDVD: aqui você deverá configurar o seu drive de CD/DVD para ser reconhecido pelo emulador. O painel de opções é simples, você precisa definir apenas a letra correspondente ao seu leitor. Também é possível executar os jogos a partir de imagens dos discos. Para fazer isso, selecione o plugin “Linuz Iso CDVD”.
As demais configurações do menu, USB, FW e DEV9 não devem ser alteradas, pois já se encontram nos padrões certos do sistema.
Logo abaixo dessas opções, você encontra o caminho-padrão para a pasta de plugins instalados no emulador. Caso você decida instalar algum acessório separadamente mais tarde, será preciso gravar o arquivo nessa pasta para que o PCSX2 reconheça o arquivo.
A segunda tela de configuração do emulador pede que você instale o arquivo de BIOS original do seu PlayStation 2. Sem esse arquivo, não é possível executar os games.
Após concluir a configuração inicial, o emulador está pronto para funcionar. Para iniciar os jogos, clique no botão “Sistema” e depois em “Carregar CDVD”. O game escolhido deverá rodar com as configurações estabelecidas no início da instalação.
Caso você encontre algum problema durante a execução de algum título, acesse a configuração do aplicativo. Lá é possível rever as escolhas de plugins e efetuar configurações avançadas de desempenho.
Melhorando o desempenho dos jogos
Se o jogo ficou lento durante a execução, pode ser necessário reconfigurar o emulador. Uma dica útil é diminuir a resolução de tela dentro do menu de seleção de plugins. Procure manter as opções-padrão para garantir que os jogos possam ser executados com mais velocidade. Faça testes com diferentes configurações de vídeo até encontrar a mais adequada para a sua máquina.
Dentro do menu de configurações do PCSX2, você encontrará uma opção chamada “Hacks de Velocidade”. Apesar de não ser recomendado mexer nesses itens, você pode acessá-los caso o desempenho dos games não tenha ficado satisfatório.
Como cada computador é único, não é possível escrever um guia completo de otimização para cada máquina. Portanto, caso o jogo executado não tenha funcionado da maneira adequada, você precisa mexer nas configurações de plugins até encontrar a combinação perfeita para o seu computador.
É possível rodar todos os games de PlayStation 2?
Um emulador nunca é a mesma coisa que um aparelho original, portanto é natural que não seja possível executar todos os títulos lançados para PlayStation 2. Apesar disso, a lista de títulos compatíveis é grande e já inclui a maioria dos games lançados até hoje.
Importante: você deve possuir um console e os jogos originais de PlayStation 2 para poder utilizar este emulador. Para elucidar questões mais complexas, você pode visitar o site oficial do PCSX2 (em inglês).
Opinião dos editores
Notícias
Outros apps da PCSX2
Informações Técnicas
Plataforma
WindowsTamanho do app
16.60 MBRequisitos
, CPU: Intel Core 2 Duo @ 3,2 GHz ou superior, GPU: Geforce 8600GT ou superior, 2 GB RAMLançado em
2016-01-11 08:45:39.470Oferecido por
PCSX2Contato da Empresa
Acessar site