Pro Evolution Soccer 2010
Prepare-se para um verdadeiro show de bola com o game que promete revolucionar a série futebolística
Prepare-se para um verdadeiro show de bola com o game que promete revolucionar a série futebolística
Sobre o App
Por Rodrigo Prada
Atualizado em 30/08/2023 16h28minApós um ano inteiro dedicado a um treinamento intenso, os novos atletas do Pro Evolution Soccer finalmente estão deixando o vestiário para uma estréia em grande estilo. Pro Evolution Soccer 2010 está na boca da torcida e o game está pronto para um verdadeiro show de bola. Prepare seus melhores lances e mostre muita garra para vencer, pois a nova fase da série promete não deixar ninguém sentado nas arquibancadas.
Desta vez é pra erguer a taça
Nenhum time consagrado gosta de voltar pra casa com o segundo lugar depois de ter chego até a final do campeonato, quem entra em campo é pra ganhar! A série Pro Evolution Soccer é uma das franquias futebolísticas mais respeitadas de toda a indústria do entretenimento eletrônico, mas a opinião de vários gamers colocou o troféu da versão 2009 nas mãos do FIFA, seu grande rival no esporte. Mesmo que a abordagem dos games seja ligeiramente diferente, enquanto o FIFA preza pela simulação, PES se dedica a um game focado na agilidade, a última versão fez com que muitos fãs de Pro Evolution deixassem o estádio antes do final da partida.
A Konami investiu em um desenvolvimento massivo que promete reformular todos os pilares do games. A iluminação do game foi completamente refeita, novos efeitos de blur foram aplicados e todas as texturas foram reformuladas, agora é possível enxergar até detalhes da costura da camisa dos jogadores. O visual de Pro Evolution Soccer 2010 promete deixar qualquer fã estonteado com sua qualidade gráfica, você poderá conferir a habilidade de todos os seus grandes ídolos do esporte no game mais bonito da série.
Mas uma boa aparência não é sinônimo de intimidade com a bola, seus desenvolvedores adotaram um novo padrão de movimentação para seus jogadores. Apesar de manter a jogabilidade arcade, a movimentação dos jogadores e as animações do game ganharam um acabamento muito mais comprometido com a realidade. Vai ter muita gente assistindo o replay dezenas de vezes para aprender a dar aquele famoso drible.
A rivalidade tem suas vantagens
Mas se o trono perdido de PES para o FIFA decepcionou alguns fãs, por outro isto deu um novo fôlego para que a série corresse atrás do campo perdido. Assim como seu congênere, ao invés perpetuar o sistema direcional de 8 posições diferentes, o analógico finalmente vai entrar em campo, permitindo que os jogadores corram a qualquer um dos 360 graus que o rodeiam. Sai um direcional velho, entra muito mais liberdade para suas jogadas.
A velocidade característica do game sofreu mais uma pequena redução, assim como nos últimos títulos da série, assim sobra mais tempo para demonstrar sua habilidade com a bola. Mas a mudança mais aguardada no gramado foi a melhoria da inteligência artificial, ao invés de assistir seu goleiro espalmar a bola nos pés do atacante, você vai encontrar um computador que sabe muito bem como aproveitar as brechas da sua defesa.
O novo esquema tático
Se o computador vai aproveitar melhor suas falhas, isso quer dizer que o jogo está mais difícil? Não necessariamente, a ideia é convidar os jogadores casuais a se aventurar pelas opções táticas, muito simplificadas, mas nem por isso menos efetivas. Existem, por exemplo, táticas que visam poupar os jogadores do cansaço e que mudem de postura diante da situação de maneira automática.
As informações dos personagens estão muito mais claras, além da sua altura, posicionamento e preferência de chute, cada jogador traz a sua qualidade principal bem estampada. Em situações de risco, um novo esquema permite que cartas com ordens diretas sejam usadas em cada jogador, mandar o seu atacante arriscar de fora da área pode ser uma ótima cartada para virar o jogo.
Os nomes e as características dos jogadores e equipes continuam impecáveis, no entanto, a versão demonstrativa conta apenas com as equipes Barcelona, Liverpool, Alemanha, Itália, França e Espanha.
Opinião dos editores