Gerenciar equipes, lidar com imprevistos, calcular custos, entradas, contas variáveis… Na vida de quem decide empreender, falta tempo para dar conta de tantas responsabilidades, não é mesmo? Pensando nisso, selecionamos 5 ferramentas gratuitas que podem ajudar os que precisam realizar a gestão de pequenos negócios de maneira mais rápida e prática. Confira a nossa lista e aproveite!
Precisa de uma plataforma para conversar com a sua equipe e manter uma comunicação efetiva entre todos? O Slack pode ser uma ótima ferramenta para isso! Com um sistema bem simples de criação de canais, você pode produzir diversos conteúdos e estabelecer espaços para as diferentes áreas do seu empreendimento. Tudo isso de forma gratuita e contando também com versões para Android e iOS.
Realizar a gestão de pequenos negócios também envolve lidar diariamente com diferentes senhas e acessos. Por isso, o LastPass é tão importante para os empreendedores. Guardando suas senhas de forma segura, o programa protege tais acessos por uma senha mestra criptografada, armazenando as senhas localmente e sincronizando-as com qualquer outro navegador de internet. Ótimo para quem vive precisando redefinir senhas ou para os que precisam mantê-las em total proteção.
Organizar, salvar e lembrar de todas as suas anotações sem precisar de agendas ou cadernos? Com o Evernote, é possível! O programa oferece opções como fazer anotações escritas, por imagens, e até mesmo por áudios. Permitindo que você utilize-o em qualquer hora ou lugar, a ferramenta também está disponível para Android ou iOS. Assim, não é preciso ficar refém do computador, né? Escolha a versão ideal para a sua rotina e aproveite.
Quer aprender como explorar todos os recursos do Evernote? Se liga no tutorial abaixo!
Se o fluxo do seu estoque não é intenso, o Smash pode ser uma boa solução para o seu empreendimento. Por ser um programa descomplicado e de baixa complexidade, ele é ideal para os que possuem negócios como lanchonetes, bares ou mercearias. Mas atenção: a ferramenta oferece somente comandos simples, tanto para cadastro quanto para registrar suas vendas.
QuickBooks ZeroPaper é um serviço de controle financeiro online e gratuito, feito especialmente para pessoas autônomas, Microempreendedores Individuais (MEIs) e microempresas em geral. Com a ferramenta, você consegue organizar suas contas, tanto as que precisam ser pagas quanto os recebimentos do seu negócio. Além disso, o programa disponibiliza dicas sobre gestão financeira. Completo e fácil de usar!
Tem interesse em outras alternativas para manter suas finanças em ordem? Veja também a nossa lista com 10 apps para você colocar suas contas em dia. Boas vendas!