Baixaki - Milhares de apps e jogos para você
Kodi
Verificado

Kodi

Organize e compartilhe a sua biblioteca de vídeos e músicas com qualquer dispositivo

Windows
195.8 MB
-
195.8 MBBandeira dos Estados Unidos

Organize e compartilhe a sua biblioteca de vídeos e músicas com qualquer dispositivo

Sobre o App

Avatar de: Magno Junior Silva Mesquita

Por Magno Junior Silva Mesquita via nexperts

Atualizado em 30/11/2023 20h05min

Quando o assunto é centro multimídia para diversas plataformas, Kodi é um nome importante na indústria. Com esta ferramenta, você cria um verdadeiro Netflix com os conteúdos do seu próprio computador utilizando uma interface mais organizada do que simplesmente uma que traga arquivos separados por pasta.

Este é o sucessor do antigo XBMC, em que você pode gerenciar todos os vídeos, músicas e imagens do seu PC em um só lugar. O diferencial do aplicativo em relação aos seus concorrentes é a possibilidade de reproduzir as suas mídias digitais em qualquer dispositivo, como smartphones, tablets e SmartTVs.

Bibliotecas aprimoradas e atualizadas

Um dos primeiros passos para utilizar o programa é configurar as pastas-padrões de conteúdo. Por exemplo: se você ir na aba “Vídeos” e procurar por filmes, não vai encontrar nada; para isso acontecer, você deve clicar em “Browse” e encontrar o local onde você armazena todos os seus longas-metragens e séries.

Para vermos imagens e músicas, o processo é o mesmo. Contudo, reproduzir conteúdo desta maneira não difere muito da maneira convencional, ou seja, como quando abrimos com o Windows Media Player, Galeria ou outros programas, como o VLC. O grande destaque de Kodi são os seus add-ons.

Em um filme, por exemplo, você pode buscar por sinopses, críticas e até mesmo imagens de capa e de caixa para complementar a disposição de informações, tornando a interface muito semelhante à de serviços de streaming pagos, como Netflix, Crackle e Hulu, com suporte a controles e joysticks. Podemos seguir o mesmo exemplo com as músicas, baixando capas de discos, letras e muito mais.

Plugins e programas para complementar

A integração com plugins de terceiros é, talvez, o principal diferencial do programa. Por ser um software open source, muitas pessoas desenvolvem aplicativos adicionais para o Kodi. Isso o torna um dos utilitários mais personalizáveis do mercado. Tem o filme, mas se esqueceu da legenda? Basta procurar por um plugin que a baixe automaticamente.

Entre os add-ons compatíveis, temos o JDownloader, uTorrent, Web Viewer, Last Episode, Facebook Media e outras dezenas deles. Alguns portais de notícias oferecem aplicativos, como o GiantBomb e o Engadget, possibilitando que você leia notícias e assista a vídeos sem fechar a plataforma.

A aparência e as opções do Kodi são igualmente customizáveis. Se você não gostar do design, existem outras centenas de alternativas de visuais. Em outras palavras, é possível alterar praticamente qualquer configuração desta central multimídia.

Utilize em qualquer dispositivo

Outro diferencial de Kodi é o streaming de conteúdo direto da sua máquina. O programa é compatível com a tecnologia UPnP – Universal Plug and Play –, um sistema que possibilita uma conexão simples e rápida entre dois dispositivos.

Portanto, basta configurar nas opções para transmitir as suas mídias digitais para aparelhos Android, iPhones, SmartTVs etc. Além disso, o software é compatível com muitos controles remotos, criando uma experiência semelhante à de assistir filmes e séries na TV ou em DVD players.

Novidades da versão 15

Entre as novidades em relação à versão 14, temos alguns elementos importantes. Um deles é o suporte oficial para uma variedade de idiomas, entre eles, o português brasileiro. O seletor de capítulos de vídeo também foi aprimorado, tornando a navegação muito mais fácil. Além disso, trocar áudios e legendas ficou mais fácil agora, pois a interface foi refeita.

Outro problema que os usuários enfrentavam era na hora de avançar e retroceder um filme. Cada vez que uma tecla era pressionada, o vídeo era avançado – ou retrocedido – em um trecho constante – por exemplo, um minuto e meio. Agora, quanto mais vezes o botão for apertado, maior será o pulo na linha do tempo.

Ler menos

Opinião dos editores

Se você procura por uma central de multimídia completa que pode facilitar a sua vida, Kodi é uma excelente alternativa. Em alguns poucos passos, podemos criar bibliotecas muito organizadas e com um grande apelo visual, criando uma interface bonita, agradável e com cara de profissional, semelhante à de serviços pagos, como Netflix, Crackle e Hulu.

Personalização em alta

Caso os menus-padrões não agradem a você, é possível selecionar uma opção entre um mar de skins e novas interfaces. Por ser um software aberto, variedade de conteúdo, funcionalidades e aparências não faltam.

Entretanto, o sistema geral é apenas mascarado por outros estilos de design. A estrutura em si não muda. Felizmente, isso não é um ponto negativo, pois Kodi é muito organizado, fácil de usar e com muitas divisões e listagens para cada tipo de mídia.

Embora a estrutura do software seja extremamente funcional, ela está nativamente em inglês. Ainda que exista um suporte oficial para o português na versão 15, não há a opção de mudar logo nos menus de instalação. Portanto, se você não domina a língua inglesa, terá que dar um jeitinho de encontrar a configuração e trocar o idioma.

Transmitir o conteúdo é uma ótima funcionalidade

Sem sombra de dúvidas, fazer streaming do seu computador diretamente para a TV da sala é um destaque muito grande. Esta ferramenta possibilita que a criação de um acervo de mídias digitais e o transmita para a TV sem gambiarras, como utilizando pendrives ou serviços em nuvem.

Este diferencial não é muito simples de ser desfrutado, mas basta um pouco de perseverança para entender o que fazer e aproveitar qualquer filme, série e episódio direto do seu sofá. Vale ressaltar que os dispositivos devem estar conectados na mesma rede WiFi e estar a pelo menos dez metros de alcance do roteador para garantir uma qualidade boa.

Ler mais

Notícias

Informações Técnicas