Data Tools
Ótimo gerenciador de banco de dados MySQL com suporte à scripts e querys
Ótimo gerenciador de banco de dados MySQL com suporte à scripts e querys
Sobre o App
Por Elaine Martins
Atualizado em 30/08/2023 13h06minData Tools é um excelente programa para gerenciar bancos de dados MySQL, com suporte à importação de scripts e criação de querys. Com ele, você consegue criar, editar e manipular qualquer banco de dados que tenha criado. É só conectar e começar a editar.
A primeira vantagem do Data Tools em relação aos demais gerenciadores de banco de dados é o fato de o usuário não precisar instalar o aplicativo para poder usá-lo. Após fazer o download, clicando em “Clique para baixar”, basta você executar o arquivo EXE baixado e sair usando o programa.
Como o executável do aplicativo é bem leve, o usuário pode levar este gerenciador para qualquer lugar. É só copiar o arquivo para dentro de um pendrive, MP3 player, iPod ou qualquer outro dispositivo móvel e executá-lo. Simples e prático.
O GERENCIADOR
Interface
Data Tools possui uma interface extremamente amigável. Apesar de não possuir tradução para o português, o programa pode ser utilizado facilmente por qualquer usuário, mesmo aqueles que estão apenas começando a “brincar” com banco de dados.
Uma pequena barra de ferramentas concentra todas as opções e dá acesso às diversas ferramentas do Data Tools. Além disso, informações como banco de dados que está sendo manipulado, servidor e usuário que está utilizando, podem ser encontradas nas primeiras linhas da tela. Desta maneira, o usuário presta mais atenção quanto ao banco de dados que está acessando e evita erros como manipular dados de um banco de dados errado.
As opções
Dentre as opções do programa, você encontra:
- Database: permite a criação e conexão com banco de dados.
- Execute a script: execução e criação de scripts MySQL. É possível importar scripts presentes no computador.
- View Data: Exibe as tabelas do banco de dados que está sendo manipulado.
- Custom Query: criação de querys.
Além das ferramentas exibidas acima, o Data Tools também permite a realização de backups e restaurações de bancos de dados. Assim, não é preciso criar um novo banco sempre que precisar utilizar a ferramenta em outro computador, basta fazer um backup e depois restaurar as informações.
Criar, editar, importar...
Para começar a editar o banco de dados, é preciso primeiro criar um. Para isto, se conecte ao MySQL, clicando na opção “Connect to MySQL Server” presente na aba “Database” do programa.
Em seguida, basta inserir o nome do banco de dados desejado no campo “Enter database name” e clicar sobre o botão “Create Database”.
Agora é só manipular o banco. Para isto, você pode criar ou importar scripts, acessando a aba “Execute a script”, ou editar manualmente, acessando a opção “View Data” e clicando sobre os campos exibidos. Caso escolha a primeira alternativa, não se esqueça de clicar no botão “Execute” para que as alterações sejam efetuadas. Caso algo esteja errado nos comandos digitados, uma mensagem será exibida em “Result” apontando o problema encontrado.
Vale a pena ressaltar que o serviço MySQL deve estar sendo executado no computador para que o Data Tools funciona corretamente. Para saber qual o status do serviço, acesse o gerenciador de serviços do computador, clicando com o botão direito do mouse em “Meu comptuador” e escolhendo a opção “Gerenciar”.
Agora é só aproveitar e manipular diversos bancos de dados sem problemas e em um aplicativo agradável para se trabalhar. Não deixe de conferir.
Opinião dos editores
Notícias
Informações Técnicas
Plataforma
WindowsTamanho do app
2.05 MBRequisitos
MySQLLançado em
2009-08-24 00:00:00.000Oferecido por
TerasoftContato da Empresa
Acessar site