Baixaki - Milhares de apps e jogos para você
Pokémon Planet
Verificado

Pokémon Planet

A tradicional experiência Pokémon repaginada como um MMO em 2D

Windows
-

A tradicional experiência Pokémon repaginada como um MMO em 2D

Sobre o App

Avatar de: Julianna Isabele

Por Julianna Isabele

Atualizado em 30/08/2023 16h28min

O que é Pokémon Planet?

Pokémon Planet é um MMO do famoso desenho, já vimos muitos MMOs baseados na jornada Pokémon: de simulações 3D que são o sonho de grande parte dos fãs da franquia até títulos focado somente nas batalhas entre as criaturinhas que figuram na série.

Pokémon Planet, em contrapartida, mira na experiência tradicional — com o adendo de um potente multiplayer online e rodando dentro dos navegadores. A aventura tem início em Kanto, como na geração Fire Red/Leaf Green.

Os jogadores saem de casa para encontrar o professor Carvalho (Oak), que, assim como no original, lhe dará o primeiro pokémon — a escolha fica entre Charmander, Squirtle e Bulbassauro.

Repaginação de mestre

A maior novidade é que não há um rival para combater: como Pokémon Planet é totalmente online, os jogadores podem se desafiar desde o início da jornada, utilizando o comando “/battle” seguido do nome do usuário — da mesma maneira, também é possível trocar bichinhos e itens com seus colegas, digitando “/trade”.

Interface do jogo Pokémon Planet

As principais diferenças entre o game original, com o qual estamos acostumados, e a versão MMO é a interface. Os gráficos são semelhantes ao estilo tradicional, mas a distribuição dos menus e dos botões segue mais para o padrão dos jogos online, adaptando o título ao gênero.

Nova interface

No lugar de apertar um botão especial para entrar na página de seleção de itens da mochila, administração de pokébolas e afins, todas as opções ficam distribuídas no canto inferior esquerdo da tela. A janela de chat global fica ao lado direito e habilita a comunicação entre os treinadores do mundo todo.

Fora a mudança da localização dos botões, as opções continuam as mesmas: é possível, para os jogadores mais hardcores, criar os pokémons para que eles tenham status perfeitos. Utilizar itens que modificam os status normais dos bichinhos também é possível, o que deixa o jogo ainda mais competitivo.

No total, Pokémon Planet conta com 100 monstros em seu catálogo, com a promessa da adição de outros em futuras atualizações.

Comandos

  • Setas direcionais ou teclas W, A, S e D: movimentação;
  • Barra de espaço: conversa com NPCs;
  • Tecla Enter: ativa o chat;
  • Clique esquerdo: realiza ações.

Você também pode jogar online e de graça aqui no Click Jogos: Pokémon Planet

Ler menos

Opinião dos editores

Quem não é dono de portáteis da Nintendo ou não tem como colocar as mãos no título da franquia Pokémon agora tem uma alternativa cheia de potencial: Pokémon Planet entrega a experiência tradicional da franquia, com forte aspecto multiplayer e competitivo.

Para não deixar nada faltando

As opções online moldam grande parte do gameplay do título. É possível formar clãs, conversar com outros jogadores, trocar itens e monstros e participar de batalhas com treinadores ao redor do mundo. 

As interações online são feitas de maneira orgânica, o que faz parecer que Pokémon Planet é uma versão original do game, mas com as funcionalidades de rede constantemente ativados. Quem já se acostumou a jogar os títulos mais recentes da franquia vai se sentir em casa com as interações entre os jogadores.

Além das funções de jogatina simultânea, vale pontuar que se aventurar pela recriação de Kanto (e também de Johto!) é uma experiência quase parecida com a dos games originais — ainda que a falta de diálogos e NPCs possa deixar os mais fanáticos pelo aspecto RPG decepcionados. 

Seria interessante poder travar conversas mais desenvolvidas com os membros da Elite Four, já que na edição tradicional ganhar as insígnias dos ginásios é parte intrínseca da jornada.

Visual impressionante

Tecnicamente, o jogo apresenta uma maestria impressionante em sua interface e em seus gráficos. O visual é limpo e lembra muito o que foi visto na geração Game Boy Advanced, com detalhes delicados. Os menus são simples e bem localizados, fornecendo todas as opções necessárias.

Dois pontos baixos são a trilha sonora e os efeitos de som: ambos soam excessivamente repetitivos, então é uma boa opção diminuir a música do jogo e utilizar sua própria trilha sonora na hora de curtir a experiência.

Ler mais

Notícias

Outros apps da Pokémon Planet

Informações Técnicas