Se você tinha alguma dúvida que certas criaturas azuis ainda rendem muita diversão, Os Smurfs Epic Run é o jogo que vai acabar de vez com esse pensamento. Com uma estrutura do gênero plataforma que lembra bastante os games do Mario, o app leva a fórmula além do convencional ao incorporar mecânicas interessantes, explorar toda a mitologia da franquia de HQs e desenhos e, claro, fazer tudo funcionar com muita criatividade.
A história é básica, mas dá a impressão de que você está participando de um episódio especial da série. O eterno vilão Gargamel desenvolveu um nevoeiro mágico para que ele pudesse capturar todos os Smurfs de uma vez. Ou quase todos, já que, aqui, o jogador faz o papel de um integrante do vilarejo que conseguiu escapar e precisa libertar seus amigos das garras do feiticeiro a qualquer custo. O jeito é bater perna e mostrar que o rapaz é bom no parkour.
Desenvolvido pela Ubisoft, o título chama atenção desde o primeiro momento, já que está em português e roda bem mesmo em celulares mais antigos. Além disso, o visual da brincadeira é simplesmente fantástico, com personagens parecidos com os dos desenhos animados e cenários que parecem pintados à mão. Na parte de áudio, a trilha sonora é de altíssima qualidade e apresenta tanto músicas novas como canções clássicas da franquia.
Todo mundo pode brincar
Apostando tanto no pessoal que curtia a série na infância quanto em novos jogadores, Os Smurfs Epic Run faz seu melhor para abraçar esse público bem abrangente. Um tutorial curto, mas bastante efetivo, explica os comandos básicos da jogatina, dedicando algumas fases ao treino de saltos e outros movimentos importantes na jornada. Em geral, os controles se limitam a toques rápidos na tela e pressionadas mais longas para realizar as ações.
No começo, a impressão que os veteranos podem ter é de que a aventura é simples ou fácil demais, já que os desafios se limitam a acertar o momento certo de usar molas para atingir locais mais altos, soltar todos os amigos na fase ou tentar fazer três estrelas par garantir alguns bônus. Basta avançar um pouco na saga, porém, para que tudo se torne um pouco mais complexo e exija bem mais atenção do jogador.
Felizmente, a curva de aprendizado é bem suave e leva em consideração os novatos ou gamers mais novinhos que quiserem se dedicar ao jogo. Apesar da riqueza de itens, artefatos, poções e companheiros – que oferecem diferentes níveis e tipos de power ups –, eles funcionam de forma simples, direta e acabam não confundindo ninguém. Isso beneficia bastante o game, uma vez que o jogador pode se focar em outros aspectos mais importantes.
Muito conteúdo, mas sem complicação
Assim, o destaque mecânico central da brincadeira é o aprendizado dos poderes de cada novo Smurf adquirido. Como o herói inicial vai liberando seus colegas ao longo das mais de 100 fases da produção, é preciso dominar as perícias de cada um deles para saber qual é a melhor escolha para desafios específicos. Alguns podem planar de diferentes formas, enquanto outros conseguem dar pulos duplos, acelerar sua passada ou até pisotear os inimigos.
Para os aficionados pela série clássica, Os Smurfs Epic Run dá um banho de saudosismo, já que você pode desbloquear os chamados Smurfs lendários, algo que permite o gameplay com Doutor, Gênio, Poeta, Robusto, Smurfette, Papai Smurf e outros personagens icônicos. Claro que, além de encontrá-los nos mapas, você precisa pagar uma taxa em moedas para que eles fiquem disponíveis no seu acervo de heróis.
Os recursos, aliás, são bem importantes de serem administrados, já que servem para liberar praticamente todo tipo de conteúdo – que nem sempre é muito barato. Gemas, por exemplo, fornecem itens mais poderosos ou garantem vidas extras na jogatina. Prêmios diários e uma infinidade de tarefas e missões garantem uns trocados extras, mas, mesmo assim, as chances são de que você sempre vá ficar tentado a gastar dinheiro real com microtransações.
Outro pronto que pode irritar um pouco é a energia usada para iniciar cada partida. Como o indicador demora para ser recuperado e o custo vai ficando maior progressivamente durante a campanha, não é difícil que o jogador tenha que ficar parado vendo o contador voltar ao normal. Como em outros jogos, é possível logar com sua conta do Facebook e pedir ajuda aos amigos, mas isso nem sempre é visto com bons olhos nas redes sociais.