A evolução da tecnologia permitiu que vários processos e formatos de trabalho fossem aprimorados com o passar do tempo. Os arquivos físicos estão se tornando obsoletos, e cada vez mais se faz necessário o uso de arquivos digitalizados, que podem ser visualizados, editados e enviados de forma online.
Com isso, surgiram vários apps para digitalizar documentos, que possibilitam o escaneamento, edição e formatação de arquivos que antes eram uma folha de papel, e depois se tornaram um arquivo PDF. Seja para celular, seja para computador, conheça alguns dos melhores apps para digitalizar documentos que podem ajudar na sua rotina de trabalho.
AVScan
Compatível com Windows, o AVScan é um programa que cria, edita e formata arquivos a partir de documentos e imagens escaneadas. O aplicativo proporciona várias ferramentas para manipular, retocar e deixar o arquivo do jeito que quiser. É possível mudar o tamanho, cores, posicionamento e editar a imagem de forma leve. Em relação às fotografias, é possível retocar e finalizar a edição de forma bem responsiva.
O layout do AVScan é bem organizado e permite editar vários documentos ao mesmo tempo, espalhados pelas grades. No entanto, é necessário ter um scanner para ser integrado com o aplicativo e permitir essa interação. O AVScan é totalmente em português, facilitando a acessibilidade aos recursos, deixando a experiência ainda mais completa.
G.E.D — Gerenciador Eletrônico de Documentos
O G.E.D. é mais um dos apps para digitalizar documentos disponível para Windows. O programa permite gerenciar documentos escaneados, alterar a ordem das páginas e dar alguns retoques para que tudo saia como o usuário deseja. A ideia é transformar arquivos físicos em arquivos digitais de forma prática, aumentando a sua produtividade e a dos seus companheiros de trabalho, caso seja em âmbito profissional.
Com um layout bem prático e fácil de se acostumar, o Gerenciador Eletrônico de Documentos ainda possibilita uma organização dos seus arquivos digitalizados. Assim, mesmo digitalizando um grande número de papéis, tudo pode ser facilmente acessível, dividindo em pastas e renomeando arquivos.
Adobe Scan
Para quem já conhece a Adobe, sabe que a empresa desenvolve programas e aplicativos muito úteis, com uma infinidade de recursos para ajudar na sua rotina. O Adobe Scan é um aplicativo para Android que permite transformar a câmera do celular em um scanner para digitalizar documentos. Mais do que tirar uma foto de um documento, o aplicativo faz um escaneamento muito mais delicado e cuidadoso, a fim de conseguir pegar todas as informações do papel físico e transformá-lo em um PDF.
Além disso, o Adobe Scan tem a função de reconhecedor de textos, permitindo transformar as letras do arquivo digitalizado em caracteres editáveis e copiáveis, facilitando ainda mais a transcrição de documentos. O aplicativo tem integração com o Adobe Cloud, portanto é possível armazenar arquivos e edições na nuvem, acessando a qualquer momento, bastando ter um Adobe ID.
Docufy: Free Scan to PDF
Antigamente chamado de Smart Document Scanner, o Docufy é um dos apps para digitalizar documentos disponível para Android. No programa, é possível digitalizar qualquer arquivo, adicionar filtros, formatar o conteúdo e deixar o documento como precisar, inclusive adicionando várias digitalizações em um mesmo PDF.
A experiência utilizando o Docufy é boa, com um layout que permite acessar as funcionalidades de forma direta, sem dificuldade, a partir de ícones no topo do menu. Com alguns minutos de uso já consegue editar qualquer arquivo digitalizado rapidamente.
eDoc Organizer
O eDoc Organizer é uma ferramenta para Windows que permite digitalizar e organizar documentos. A plataforma é prática de utilizar e bem fácil, possibilitando escanear e editar vários arquivos no mesmo local.
Além disso, o eDoc Organizer aceita a importação de arquivos de vários formatos que já estão no computador. Assim, dá para criar arquivos adicionando documentos já existentes e realizando a edição completa do PDF no aplicativo. Um ponto de atenção é com o download do eDoc, já que o que é baixado diretamente é um gerenciador de download, e não o instalador.